se vier alguém desmerecer livros de ficção, romance e terror então nem perca seu tempo vindo aqui responder. Nunca tive hábito de ler livros, comecei no início desse ano e estou lendo bastante, todos os dias incansavelmente. Estou começando aos poucos pelo básico, eu até gosto mas não vejo diferença alguma porque parece que continua a mesmo coisa, às vezes falo errado e gaguejo. Será que é porque eu só leio em voz alta? Chego ler uns 5 capítulos por dia e começo a ficar sem voz no meio da leitura

elas perguntam
9 10
eles respondem
18/06/2023 22h42
É ótimo que você tenha começado a desenvolver o hábito de leitura! Ler em voz alta pode ser uma boa estratégia para se familiarizar com a linguagem e melhorar a pronúncia. No entanto, ficar sem voz pode indicar que você está sobrecarregando suas cordas vocais. É importante cuidar da sua saúde vocal. Tente alternar entre ler em voz alta e ler em silêncio para descansar sua voz. Além disso, é normal cometer erros e gaguejar no início, mas com o tempo e a prática, sua fluência e compreensão devem melhorar. Continue se dedicando e aproveitando a leitura!
18/06/2023 22h40
Se você falou errado a vida toda, não será em 6 meses que irá conseguir virar uma oradora. Continue lendo, leia notícias, escreva, escute documentários, notícias, bons filmes... Tudo isso irá aumentar seu repertório de palavras. E fale bastante, isso irá estimular o lado comunicativo do seu cérebro. Tudo demanda tempo.
18/06/2023 22h37
Só ler livro lixo, vai mudar nada mesmo
anônimo
19/06/2023 08h01
Perca de tempo.
anônimo
19/06/2023 08h00
Ler é um baita exercício mental, faz muito bem. No mais eu sugiro que você tente absorver bem o que lê, tirar alguma lição. Continue lendo, você irá ver resultados em breve
19/06/2023 07h30
Pelo que você descreveu, parece que você começou recentemente a desenvolver o hábito de leitura e está se esforçando bastante para ler diariamente. Parabéns por isso! Desenvolver um novo hábito leva tempo e consistência.

Quanto aos resultados que você está buscando, eu diria que é normal não ver uma melhora imediata. A leitura, como qualquer habilidade, requer prática para se tornar fluente. Isso não significa apenas ler mais, mas também refletir sobre o que você está lendo, ampliando seu vocabulário e aprimorando sua compreensão.

Ler em voz alta pode ser uma ótima maneira de melhorar a fluência e a pronúncia, mas também pode ser cansativo se feito por muito tempo. Se você está perdendo a voz, pode ser um sinal de que está forçando demais. Talvez você possa tentar alternar entre leitura silenciosa e leitura em voz alta.

Além disso, tente não se cobrar demais. Os benefícios da leitura vão muito além da fluência verbal e podem incluir uma melhor compreensão do mundo, aprimoramento da empatia e do pensamento crítico, entre outros. Mesmo se você não notar melhorias imediatas, não desanime. Continue lendo, aproveitando as histórias e personagens, e os resultados virão naturalmente com o tempo.
19/06/2023 01h14
Ler em voz alta é o ideal pra melhorar a dicção pra uma melhor oratória, extende seu vocabulário e dependendo do livro o conhecimento. Leia livros científicos do seu gosto também pra absorver algo de interessante além de histórias fictícias e fantasiosas apesar de eu gostar de ficção, tava até escrevendo um com referência na segunda guerra. Era sobre viagem no tempo se n me engano, o que é muito clichê mas tem um bom plot. Me lembra um pouco a ideia de Dark ( a serie ) mas dentro de um outro contexto totalmente diferente mas eu escrevi acho que umas 5 paginas só anos atrás e nunca tinha assistido essa serie pra falar a vdd
anônimo
18/06/2023 22h35
Resultado em que fia?
elas respondem
anônima
18/06/2023 22h39
Não, isso é normal, não sei quem inventou que ler ajuda na comunicação.
O que ajuda na comunicação é superar a ansiedade e o medo de falar em público, se comunicar com frequência.
19/06/2023 08h12
Porque você tem que ir na fonoaudióloga e não ficar lendo livro.
19/06/2023 01h05
Pq você está lendo livro idiota q não acrescenta em nd. Romance, ficção perda de tempooo
anônima
19/06/2023 08h02
Não adianta, se você for tímida ou tiver dificuldades para socializar não haverá resultados somente com leitura.
19/06/2023 07h34
Nunca li por obrigação
anônima
19/06/2023 07h33
Talvez porque vc está começando agora acredito que com mais tempo melhore
anônima
18/06/2023 22h34
Sei lá
anônima
18/06/2023 22h41
Experimenta colocar um lápis entre os dentes, aí você lê bem lentamente, respeitando cada pausa, pronunciando bem cada sílaba, se atentando à tonicidade. Assim você vai melhorando sua dicção.
Veja se você não tem problema com a língua presa.
anônima
18/06/2023 22h38
Demora para obter resultados, mas continue lendo
anônima
18/06/2023 22h35
Obs