Minha querida, essa resposta pressupõe que você esteja incomodada com alguma situação e/ou que o homem que você menciona esteja dando sinais que a deixa desconfortável. Existem alguns pontos que devam ser ponderados para responder a sua pergunta.
O primeiro deles é: por que você necessita saber sobre isso?
Observe: todas as pessoas que passam pelas nossas vidas, em falando de relacionamento amoroso, deixam uma marca significativa, seja ela boa ou ruim. Lembramos desta pessoa é inevitável, mas quando você específica o termo "preso mentalmente na ex", mostra que você está cogitando a ideia de que o seu atual companheiro (ou de outrem) sente que isto possa estar ocorrendo.
É natural, que, ao término de um relacionamento, exista um tempo médio e individual para cada pessoa, superar os costumes e a rotina que possuía com a pessoa com a qual se relacionava. Entretanto, se o rompimento deste relacionamento anterior foi muito recente, existe a grande possibilidade de ainda haver o sintoma de abstinência e, inconscientemente o homem demonstrar essa falta.
Vale ressaltar que, essa demonstração de falta não está imediatamente ligada a estar preso emocionalmente a ex companheira, mas sim a rotina que se quebrou e a ausência da figura da pessoa no cotidiano.
Se existem evidências de que o homem que você cita está demasiadamente pondo em evidência o ex relacionamento com a mulher anterior, talvez seja apenas uma forma de desabafo, mostrando as dores que ficaram e enxergando em você (ou se estiver se realizando a pergunta para um terceiro, para este terceiro) confiança e liberdade, pois recebe como recompensa o carinho e o valor que o estimulam a superar.
Por outro lado, se demasiadamente existem evidências de que não há plena superação do relacionamento anterior e, isto implica em sentimentos negativos em você, no sentido de você se sentir apenas como um momentâneo curativo para as dores dele, é saudável você repensar se é isto o que realmente você quer para a sua vida.