Porque, para alguns, a simplicidade soa como "coisa banal, sem valor, muito fácil" e esses não aguentam a franqueza, a espontaneidade e até mesmo a modéstia no modo de viver. Talvez eu esteja errado, pois analisei o fato de complicar a vida por esta visão do oposto, da simplicidade.
Quanto ao "gostar de alguém que não se pode gostar", @Leonardo1985, @Inory, @Barbudinho e @RevoltG explicaram bem. O sofrimento faz parte da vida e muitas vezes aprendemos mais nos momentos difíceis do que nos tempos de alegria.
Brasileiro é que complica a vida, por ser mentalmente mais atrasado do que o mundo. Querem vidinhas descomplicadas? Então parem de ser maria vai com as outras.
As coisas são simples, as pessoas que gostam de complicar... Acho que chegando uma certa idade e tendo mais experiência deixamos de querer complicar as coisas desnecessárias.
No caso de gostar de alguém também, quando a pessoa já tem uma experiência mesmo ela gostando muito a razão e os aprendizados que já teve na vida falam mais alto, o jeito é esperar virar macaco velho kkkk.
Algumas vezes é bom apanharmos para dar aquele UP, e então refinar nossos gostos. A princípio o ser humano tem uma alta tendência a dar preferência pelo difícil, pelo complicado, acreditando em seu interior que isso vai gerir consequentemente mais emoções, do que algo que é fácil, porque se torna enjoativo, chato, sem graça. O homem pode ser um bruto, chato, drogado, babaca e etc... Mas se este rapaz conseguir trazer emoções à vida de uma menina, ela se ligará nele, mesmo que ele não faça o padrão que ela tanto desejou para sua vida.