Minha família, tanto por parte de pai quanto de mãe, tem problemas psicológicos; na família da minha mãe tem muito caso de incesto (inclusive ela é filha de dois primos) e meu pai é todo perturbado, narcisista, teve depressão e sempre foi muito abusivo com todas as famílias que ele constituiu. Um dos meus irmãos é altista e os demais acabaram desenvolcendo problemas de ansiedade, embotamento afetivo, problemas de socialização, ou são explosivos, fumantes. Eu mesmo tive depressão e ansiedade.
Não quero ter filhos para passar os genes a diante nem acabar colocando alguém doente no mundo. Não sigo religoes porque tem a questão de "abertura à vida". Será muito egoísmo da minha parte?

elas perguntam
3 15
eles respondem
anônimo
13/07/2023 12h45
Muito pelo contrário, está pensando no futuro do outro, por isso prefere evitar.
13/07/2023 12h49
Não acho que é egoísmo, vc tá pensando no provável sofrimento que pode acontecer. Vc pode optar pela adoção. Tem muita criança precisando de casa. E aí vc eliminava esse risco.
13/07/2023 12h47
Você escolher ter filhos ou não, é uma escolha sua ninguém pode tirar essa escolha de você e, egoísmo iria ser caso alguém decida isso por você.
elas respondem
13/07/2023 12h48
Está certa, pais que passaram por experiências traumáticas tem mais chances dos filhos terem problemas psicólogos
anônima
13/07/2023 12h58
mas isso não é genes da família, é mal caráter mesmo
13/07/2023 13h01
Se for assim tenho esse pensamento egoísta, prefiro cuidar de cachorros doque ter filhos.
13/07/2023 13h02
não. Primerio nao é egoísmo vc ter escolha. E quando vamos colocar alguém o mundo, temos que pensar que n é só criar, ter financeiramente alguma coisa q já é difícil, ainda mais p mãe q acaba criando o filho, mas também emocionalmente, p vc ser mãe tem q ter saúde emocional p n ensinará a criança errado e descontar as frustações por mais q n se quer, mas por traumas. Eu mesma vi atitudes minhas parecidas c a da minha mãe por ter vivido c mãe narcixista. E n sabia. A diferença é q n queremos fazer mal p alguém, mas desenvolvemos comportamentos parecidos c a criação q achamos normal. E até hj é dfc eu saber q n é normal isso. Fk bem confusa c a situação, fui vítima mt tempo deles. Por isso tbm n quero ter filhos, tenho medo de ser uma péssima mãe além q uma vez narcixista p sempre é. E minha mãe pode me colocar contra eles.. inclusive meu pai tbm
13/07/2023 13h27
Egoísmo é por filho no mundo.
Vc tá certa.
anônima
13/07/2023 14h56
Enquanto não conseguir se afastar deles é melhor evitar filhos,me arrependendo até hj de ter engravidado pq só fui perceber recentemente que tenho uma família doentia e problemática,eu simplesmente tenho que usar uma máscara pra conviver cm eles e é mt tóxico.
13/07/2023 17h41
Se eles são assim de convívio mesmo é melhor evitar pra o filho não se arrepender de ter nascido no futuro
anônima
13/07/2023 12h44
Não é egoísmo
13/07/2023 17h22
Tá certa. Você é a dona da sua vida e pode segui-la da forma que quiser e ninguém tem o direito de opinar e dizer como ela deve ser vivida. Sobre a questões de incesto, quando se trata de primos não é não.
13/07/2023 14h50
Não, é o melhor a se fazer
13/07/2023 14h48
Não acho que seja egoísmo.
anônima
13/07/2023 14h27
A melhor coisa que s epode fazer no Brasil é não copular
anônima
13/07/2023 14h26
Não querer ter filhos não é egoísmo, independente do motivo que te faça não querer ter é apenas uma escolha sua, ninguém é obrigado a ser mãe e pai se não quiser.
anônima
13/07/2023 12h57
Não
13/07/2023 12h45
Egoísmo nenhum, direito seu.