Meu objetivo era fazer odontologia em uma faculdade federal pq não tenho grana pra bancar uma particular, o problema é que eu não consigo estudar, esse ano eu disse que ia estudar e não estudei ... sou horrível em redação e o Enem é daqui 1 mês, não sei o que vou fazer da vida.. já tenho 21 anos e nem entrei em uma faculdade ainda, meus amigos todos estão fazendo faculdade e eu ainda não ... isso me dá uma sensação horrível de que estou ficando pra trás... infelizmente vou ter que trabalhar ano que vem e eu vou ter que ralar igual um fudido pra ganhar um salário mínimo, não era isso que eu queria pra minha vida ... sei lá, só tou me desabafando mesmo, e pra piorar meus pais ainda se divorciaram e eu não estou em um momento bom. É foda

eles perguntam
4 2
elas respondem
11/09/2023 11h39
Primeiro, coloca a cabeça no lugar e cuida das suas emoções. Eu já estive desse outro lado e sei que é horrível o que está passando. Eu mesma entrei na faculdade aos 22 e nem terminei e não sinto falta. Eu também me comparava pela pressão da sociedade e RHs de ter uma graduação e sabe o que eu ganhei com tudo isso? Só dor de cabeça e dívida. Nunca se compare a ninguém cada um tem um tempo. E mais uma vez eu digo, eu sei o que esse sentimento de ver os amigos e o resto do mundo fazendo faculdade, casando e tendo filhos e a gente parece que fica para trás mas ter uma visão assim só te trará tristeza, amargura e crise de ansiedade. Vai no seu tempo!
11/09/2023 11h49
Primeiramente... CALMA!
Você não é todo mundo e não precisa ser. Você tem o seu tempo, até porque a sua vida não é igual a dos seus amigos. Não deu pra estudar esse ano? Sinto muito, mas agora é esperar o ano que vem. Enquanto isso, trabalhe, estude, viva e seja feliz. Você tem potencial pra conseguir o que quer, é só não deixar esses pensamentos te afetarem.
Não fique querendo que sua grama seja igual a do vizinho, porque nunca será, se empenhe para que ela seja a melhor pra você e sua vida.
11/09/2023 11h52
olá, tudo bem? primeiramente, não se cobra tanto assim! vc tem 21 anos, sei que na sua cabeça você já está atrasado mas vc é um bebê. eu entrei na faculdade com 20 e tinha pessoas de 30, 35, 40 anos e tudo bem sabe? eu acabei não terminando mas as pessoas mais velhas terminaram, então tudo depende.
vá com calma, se conecte consigo mesmo, vai no seu tempo, descubra algo pra vc fazer uma renda e pagar a faculdade, as vezes faça um curso de SEO do google, da pra vc fazer um bom dinheiro mensal, tipo cerca de 5 a 10k no mínimo e vc consegue pagar sua faculdade com algo até tranquilo de ser feito.
mas olha, vc tem 21 anos, vc nunca mais vai ter essa idade, então para de se comparar e se abra pra esse mundo, faça coisas que vc gosta, vc é muito novo!
anônima
28/09/2023 01h00
Eita²⁴
eles respondem
anônimo
11/09/2023 11h51
Isso depende só de você, então...
11/09/2023 11h55
Muitos provavelmente falarão pra vc focar nas prioridades, ter calma, reservar um tempo para o descanso e lazer, ser metódico no tempo de estudo, não ficar triste com os erros que vierem, etc...
Quero te dar um conselho diferente... Além desses e outros que você poderá ouvir, lembre-se de rezar!
Peça ajuda a Deus! Peça calma, paz, serenidade... Peça por você e por seus pais.
Reze pedindo para que Ele te ajude a conseguir mostrar nas provas tudo o que aprendeu!
Se for católico, assista missas aos domingos, peça perdão pelos seus erros (todos temos), deixe a sua alma leve e sinta a presença d'Ele te ajudando. Deus ouve! E ajuda também!