O catalão é um idioma que veio do latim vulgar assim como o português e o castelhano(espanhol), porém a estrutura da frase é um misto de português, castelhano e de francês com um pouco de italiano…então são bem diferentes os dois idiomas
12/09/2023 08h19
É um pouco diferente
12/09/2023 10h13
É mais distante do espanhol do que o português, mas ainda dá pra entender uns 60-70%. O português é tecnicamente mais próximo mas a fonética mudou tanto que talvez seja até mais fácil um castelhano entender o catalão do que o português, principalmente o português europeu.
12/09/2023 12h01
Mesma coisa
anônimo
12/09/2023 12h03
São iguais.
12/09/2023 12h20
O catalão é mais próximo do latim e do italiano do que do castelhano e português mas possuem elementos desses também. São bem inteligíveis entre si, diferente da língua basca que só os bascos (Euskara) falam e entendem, dentro da Espanha.

Várias línguas são faladas na Espanha: castelhano, catalão, basco, valenciano, galego, asturiano, occitano, etc. O que se conhece por "espanhol" é o castelhano (da região de Castella, onde está a capital Madrid). O galego é extremamente parecido com o português, mais do que qualquer outro idioma.

O catalão é língua oficial de Andorra onde muita gente fala português e se entendem normalmente.
12/09/2023 21h16
São bastante diferentes.
A Catalunya está há anos querendo sua independencia da Espanha,eles tem habitos,costumes e tradições unicas.
elas respondem
anônima
12/09/2023 07h55
Completamente diferente, entre 10 palavras catalães em uma frase vc entende 2. Catalan parece uma mistura de francês, italiano, português e espanhol. Já o basco é pior ainda, nem os próprios espanhóis entendem nada, é completamente diferente.
anônima
12/09/2023 08h21
Eu acho diferente principalmente na pronúncia e no "sotaque" não sei se essa é a palavra certa, mas enfim
anônima
12/09/2023 10h14
eu não conheço