Há três anos eu saí de uma universidade bem conceituada. Posso não ter dado o meu melhor, já que sempre trabalhei o dia todo para arcar com as minhas despesas, porém sempre fiz o máximo mesmo com limitação de tempo, assim como muitas pessoas de sucesso que passaram pela mesma situação. Eu estudo até hoje.

Burocracia: depois de superar esse período, continuo trabalhando em área distinta da qual me preparei durante esses anos no curso de Direito, abdicando de muita coisa.

Hoje, posso dizer que não tenho uma profissão porque o governo permite que uma máfia chamada OAB possa jogar na cara dos bacharéis que ela tem o poder de habilitar você quando quiser. Instituição essa que não colabora porcaria nenhuma nos cursos de Direito do Brasil. O temido exame arrecada milhões por ano, e de cara reprovou 77% logo na 1ª fase do exame vigente.

Eu concordo com a aplicação do exame, em virtude da ampliação dos cursos de procedência duvidosa no Brasil, mas só Deus sabe o que eu estou passando e a tensão que é aquilo. O cerco está cada vez mais fechado. Provas com situações mirabolantes, inusitadas e interdisciplinares, (sendo a 1ª fase todas as áreas), e não bastasse isso, ao reprovar na 2ª fase, como é o meu caso e custou muito a chegar lá, é necessário voltar para a 1ª fase novamente após aguardar meses, incluindo as mudanças da legislação até a publicação do edital.

Tenho uma colega que superou as duas fases, mas faz terapia até hoje porque ainda surtem os reflexos dessa maldita. E também conheço pessoas que superaram sem tanto esforço assim, mas essas pessoas não fazem parte da regra.

Me desculpem o desabafo, é um grito coletivo praticamente, contra o próprio sistema que enxerga o mercado saturado e usa disso para arrecadar MUITO dinheiro.

Meu sonho agora é um pesadelo. O tempo está passando e a saúde mental não é mais a mesma. O bolso continua pesando, e continuo ao relento, analisando até que ponto vale a pena, considerando todos esses fatores.

Bom dia, amigos!

eles perguntam
2 1
elas respondem
anônima
15/09/2023 12h10
Sinto muito pelo o que você está passando. Sendo sincera, não acho que a advocacia valha a pena. Quando você finalmente conseguir, você verá o quanto é caro manter a OAB e o quanto o retorno é miserável. Quando dizem que a advocacia é uma prostituição, significa que recebemos tão pouco e há tantas pessoas na mesma situação que o mercado não aguenta.
Quando parece que, finalmente, você consegue ter uma profissão, você ainda precisará "lamber o cú" de outros advogados para conseguir o pão de cada dia.
Eu passei na minha primeira prova, porém, se eu tivesse na sua situação, eu já tinha mandado essa prova pra casa do caralho e estaria estudando para concursos da área do Direito, assim como estou agora. A OAB não me trouxe benefício nenhum, porque eu não tenho paciência pra ficar bajulando as pessoas, limpando vômito e sendo pisada para ter uma oportunidade de ganhar o mínimo para conseguir me sustentar.
Os escritórios fecham as portas para os que não têm influência na cidade, fecham para aqueles que não têm cartela de clientes... é uma profissão que a maioria vive de status sem um centavo no bolso, advogado que ganha mesmo é a minoria. E quando surge uma vaga boa, pendem experiência, a maldita experiência que nenhum recém-formado terá.

Há muitas coisas que gostaria de dizer, contudo, encerrando por aqui, só tenho a desejar boa sorte e calma na prova, ela é mais fácil do que parece, mas os estudantes se autossabotam com a pressão que eles próprios se colocam.

Eu já estou saindo dessa profissão dos infernos que é a advocacia, graças a Deus, o Direito traz um leque de opções além da famigerada advocacia.
15/09/2023 12h21
Sinto muito mesmo, tbm acho um absurdo o Exame de Ordem, além de considerar o mesmo inconstitucional, na medida em que a Carta Magna prevê que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Ou seja, voce fez um curso superior o qual foi qualificado para exercer tal profissão, sendo que a profissão de advogado é a única no país em que o profissional, mesmo com o diploma na mão, precisa ainda passar por um exame, o que, ao meu ver, bate no princípio da isonomia, mas enfim a máfia existe.
O que eu poderia te aconselhar, seria pq ao invés de estudar para o exame da ordem, vc não estuda para algum cargo que não requerem OAB em seus concursos, como por exemplo os principais cargos na área do Direito:
Juiz
Delegado de Polícia
Capitão da Polícia Militar
Delegado Federal
Defensor Público
Analista Judiciário
Assessor Jurídico
Auditor da Receita Federal
Consultor Legislativo
Escrivão da Polícia Militar
Oficial da Polícia Militar
Diplomata
Oficial de Justiça
Promotor de Justiça
Técnico Judiciário do TRE
Enfim, desejo-lhe toda sorte!
eles respondem
15/09/2023 11h28
Se está chorando agora, antes de conseguir seu cartão da OAB, espere só DEPOIS disso, ao se submeter a essa entidade imunda para sobreviver neste país onde a justiça já não existe mais e não há a quem recorrer.