Preocupante a situação meus amigos.

eles perguntam
2 2
elas respondem
anônima
17/09/2023 12h20
Que homem atraente, gostei.
anônima
17/09/2023 12h31
Espero que a humanidade termine logo.
eles respondem
17/09/2023 12h39
Mas ter muitos filhos também gera problemas sociais, pois muitas dessas crianças precisarão de assistência, o que também aumentará o gasto governamental.

Além disso, é um equivoco comparar o Brasil a países desenvolvidos nesse problema, porque tais países sofrem com a falta de mão de obra disponível, com taxas de desemprego baixíssimas e muitas pessoas se recusando a trabalhos comuns/braçais.

No Brasil, temos taxas de desemprego altas e uma informalidade absurda, o que impacta na arrecadação governamental de qualquer jeito. O gasto com a previdência no Brasil é insustentável pela forma que é feita. Países que adotam um modelo de capitalização ou hibrido são mais sustentáveis nesse quesito.

A previdência devia ser pessoal, a pessoa poupa para a sua própria aposentadoria. E, em caso do valor não atingir o mínimo no futuro, o governo cobre só o necessário para atingir o valor mínimo. A pessoa decide como e quando se aposenta e o valor vai ser baseado na contribuição própria. Ou seja, a pessoa é incentivada a trabalhar mais para ter mais para se aposentar no futuro. No modelo atual, as pessoas estão vivendo mais, mas querendo se aposentar cedo, o que deixa o sistema caro e insuficiente.

Não acho que, com o aquecimento global e os diversos problemas sociais existentes, aumentar a população global só para salvar os sistemas de previdência seja a melhor saída.
anônimo
17/09/2023 12h43
Sim.
A tendência eh que a previdência social quebre, pois a população está envelhecendo muito rápido. Logo o número de inativos será superior população economicamente ativa, ou seja, a previdência vai quebrar.