0
84  20/09/2023 15h21

Entendo (até o momento) que não tenha como alguém dar ordens a si mesmo(a)... mas, na 1ª. do plural, dá para a pessoa dar ordens ao grupo inteiro! Ou será que tem mesmo na 1ª. do singular?

Digam o que entendem disso!

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
2 1
elas respondem
anônima
anônima
20/09/2023 15h17
Não entendi nada
anônima
anônima
20/09/2023 15h21
Torno-me blindada contra todas as artimanhas de meus inimigos.

O verbo nessa frase está no modo imperativo e na primeira pessoa do singular. Logo, a resposta a sua pergunta é afirmativa. Gostou? Quer mais?
eles respondem
anônimo
anônimo
20/09/2023 15h16
Na língua portuguesa, o modo imperativo realmente não existe para a primeira pessoa do singular (eu). Isso acontece porque o modo imperativo é usado para expressar um comando, uma ordem, um pedido, conselho ou um desejo em relação ao comportamento de outra pessoa, então não faz sentido lógico usá-lo para si mesmo.

Entretanto, para a primeira pessoa do plural (nós), existe o imperativo, pois ação que está sendo ordenada é para um grupo que inclui quem está falando. Por exemplo, “Vamos estudar para a prova” ou “Façamos um esforço para terminar isto hoje”.

Assim, a ausência de uma forma imperativa da primeira pessoa do singular na gramática não significa que alguém não possa dar ordens a si mesmo, mas isso será feito usando outros recursos da linguagem, geralmente no modo subjuntivo ou indicativo, como "preciso fazer isto hoje" ou "devo evitar comer doces".
By GPT4.
anterior
Por que os homens de hoje em dia são iludidos?
próxima
Você acredita nesse tipo de oração?