Entendo (até o momento) que não tenha como alguém dar ordens a si mesmo(a)... mas, na 1ª. do plural, dá para a pessoa dar ordens ao grupo inteiro! Ou será que tem mesmo na 1ª. do singular?
Na língua portuguesa, o modo imperativo realmente não existe para a primeira pessoa do singular (eu). Isso acontece porque o modo imperativo é usado para expressar um comando, uma ordem, um pedido, conselho ou um desejo em relação ao comportamento de outra pessoa, então não faz sentido lógico usá-lo para si mesmo.
Entretanto, para a primeira pessoa do plural (nós), existe o imperativo, pois ação que está sendo ordenada é para um grupo que inclui quem está falando. Por exemplo, “Vamos estudar para a prova” ou “Façamos um esforço para terminar isto hoje”.
Assim, a ausência de uma forma imperativa da primeira pessoa do singular na gramática não significa que alguém não possa dar ordens a si mesmo, mas isso será feito usando outros recursos da linguagem, geralmente no modo subjuntivo ou indicativo, como "preciso fazer isto hoje" ou "devo evitar comer doces".
By GPT4.