A estrutura das ações por detrás da leitura da ocasião ...sim.
Existe sempre um arcabouço de motivações , pequenos desgastes , ressentimentos, desafios silenciosos em todas as relações , muitas vezes ligados a pequenos "sacrifícios" relacionados com a necessidade de construir a relação
Seja evitar certas fotos , limitar certas conversas e em determinados momentos da relação (toda essa limitação vira uma estrutura focada no desejo reprimido).
E isso vale pra tudo,
Dificilmente existe excessão para isso, pode existir alguma limitação quanto ao tipo de "tentação"
Acho que se meus pais não fossem negligentes com os filhos, o meu irmão não teria me estuprado dos meus 6 aos 13 anos.
Eu quiz dizer que, ele teve oportunidade de ficar sozinho comigo, então...
Sim.
A ocasião faz o criminoso. Um exemplo bem famoso: imagina que o barco que vc esta fica deriva no meio do mar. Só tem vc e mais três pessoas, provavelmente após vários dias sem se alimentar, vocês mataria o mas fraco para comer a carne dele. Existe vários casos assim.
A necessidade (a fome) te transformou em um assassino canibal.
Negativo. As escolhas, a responsabilidade recai sobre a pessoa. Exemplos incluem indivíduos éticos que resistem a tentações e outros que sucumbem a elas, demonstrando que o caráter prevalece. A responsabilidade pelas ações é intrinsecamente pessoal. Caráter e escolhas individuais definem o comportamento, independentemente das circunstâncias externas.