"Currículo cego" é um formato de CV sem informações pessoais como nome, endereço, idade, nacionalidade, gênero ou foto – até mesmo o endereço de e-mail utilizado deve ser impessoal, contendo, por exemplo, iniciais.

Esse método de recrutamento serve para evitar discriminação – seja por gênero, nacionalidade, raça ou quaisquer fatores que possam prejudicar as chances de determinado candidato. Como só funciona para fases antes da entrevista presencial, pretende ser efetivo principalmente em casos onde o preconceito parte do inconsciente do recrutador.

França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Suécia e Holanda já estão adotando essa ideia. O que vcs acham?

elas perguntam
3 3
eles respondem
anônimo
12/08/2017 04h59
Acho que deve ser bom para focar no que de fato importa:a qualificação ao trabalho
12/08/2017 15h25
Muito interessante.
anônimo
13/08/2017 06h43
Sei lá, viu. Tenho muitas dúvidas acerca disso.
Muito se fala em profissionalismo e qualificação, mas onde fica a filosofia da empresa? Não basta ser qualificado e afins: se não se encaixar no moldezinho do contratante, os problemas futuros podem ser grandes. Exemplo básico: religião. Imagina só o São Bento, Salesiano, Santo Inácio - colégios tradicionalmente católicos e que pagam muito bem seus peofessores - fossem obrigados a aderir a esse estilo? Como um muçulmano se daria bem num local com filosofia puramente cristã, ainda que ele fosse um puta professor de, digamos, biologia?
elas respondem
anônima
12/08/2017 21h02
Acho muito bom. Em questão de foto em currículo eu acho desnecessário.
Sobre o endereço, as empresas gostam de saber para avaliar a questão do transporte e tal.
13/08/2017 01h03
Acho que seria genial, mas não acredito que um dia terá isso nesse país retrógrado é tão subdesenvolvido.
Lou
13/08/2017 02h46
Perfeito, quem quer profissionalismo de verdade deveria optei por este modelo, mas por aqui o preconceito é grande infelizmente!