Essa forma de consumo (compartilhamento de carros, casas, roupas, ambiente de trabalho, e músicas), permite ter acesso e usufruir de um produto e/ou serviço sem precisar necessariamente possuir.

Seria uma forma mais interessante de consumo, minimizando os impactos ambientais de uma sociedade consumista desenfreada.

Seria isso um ensaio ao retorno do escambo?
Vocês fazem uso de algum tipo de plataforma de compartilhamento?

elas perguntam
4 2
eles respondem
anônimo
16/08/2017 07h09
Lembrei dos burgos da era feudal onde faziam trocas por produtos de artesanato. Kkk concordo com vc, o capitalismo chegou ao ponto que precisa ser repensado.

Ontem eu fiz uma permuta usando o www.eburgo.com .

A plataforma é gratuita.
anônimo
16/08/2017 07h26
Não vejo nenhum problema, se for voluntário - sem o poder do Estado por trás.

Até as décadas de 50, 60, as pessoas se auxiliavam muito mais entre si. Amigos, parentes e vizinhos se ajudavam muito. Seja emprestando um carro, seja dando uma carona para um hospital ou para o trabalho, seja levando os filhos dos outros para o colégio, cuidando por um período dos filhos dos outros, emprestando a máquina de lavar roupa ou mesmo emprestando um quarto vago da casa para que um conhecido precisasse ficar por um tempo necessário. Este era o verdadeiro conceito de "COMUNIDADE". Aparentemente toda a civilização ocidental funcionava assim. E até o Japão, comunidades árabes, judaicas e outras.

Após o início de ações deliberadas de organizações globalistas e grandes empresas multinacionais, e a força da propaganda doutrinária destas, a coisa começou a mudar. O individualismo exacerbado, o aumento das taxas de impostos sobre a população geral, a mudança do conceito de família e até o incentivo e a própria entrada das mulheres no mercado de trabalho acabaram transformando a configuração do conceito de "comunidade".

Com a tecnologia e o advento da internet em qualquer lugar, através de aparelhos celulares, as pessoas passaram instintivamente a se organizarem de novo e praticarem trocas voluntárias. É por isso que o Estado tem tanto medo de uma internet completamente livre.
anônimo
16/08/2017 08h20
Interessante. Eu gostaria de ter um jet-ski mas não compraria um. Dessa forma a aquisição compartilhada seria uma boa opção.
anônimo
16/08/2017 11h18
Uma forma boa de compartilhamento é a reciclagem e o reuso.
elas respondem
16/08/2017 09h55
Faço não e nem faria rs
anônima
16/08/2017 10h00
É " economia compartilhada". Agora que vi que escrevi errado