Se o antigo dono deixou de pagar o IPTU, por exemplo, as pendências também são passadas para o nosso nome?

elas perguntam
10 1
eles respondem
anônimo
03/10/2023 14h32
IPTU é sim, se tiver algum debito vinculado ao imóvel também.
Agora água e luz não
anônimo
03/10/2023 14h37
Se o antigo dono deixou de pagar o IPTU basta ir a justiça, pois o entendimento do Superior Tribunal de Justiça reza que o pagamento do IPTU é solidário, ou seja, proporcional ao número de meses em que cada um ficou no imóvel dentro de um ano.
anônimo
03/10/2023 14h31
Sim.
anônimo
03/10/2023 14h45
"Antes de comprar um imóvel, peça comprovantes de quitação de dívidas"

"Após adquirir a documentação, quando constatado o débito, o novo proprietário se torna responsável por quitar as dívidas. Segundo Kleber, “o débito está vinculado à unidade. Logo, se a unidade é vendida com débito, este passa ao novo proprietário”. Porém alguns acordos ainda podem ser feitos para que as dívidas sejam quitadas."

Fonte:
https://crecidf.gov.br/antes-de-comprar-um-imovel-peca-comprovantes-de-quitacao-de-dividas/
03/10/2023 14h49
Sim. Por isso é bom investigar e negociar, se o cara vai entregar com tudo em dia, se você vai assumir as pendências e abater do valor da compra etc. IPTU é dívida do imóvel, não de pessoa. Se você virar o novo proprietário, também será dona das dívidas.
03/10/2023 14h54
Sim. Exceto contas energia elétrica e aguá que estão vinculadas ao CPF e não ao imóvel. Mas impostos, sim.
03/10/2023 14h56
Passaria, mas é praxe neste mercado a emissão de certidão negativa de débito do imóvel
qualquer pendência em termos de impostos deverá ser paga pelo proprietário antes da venda, ou entrar como parte da negociação do valor do imóvel
03/10/2023 14h32
Oi Príncipe10
04/10/2023 21h29
Agora é a hora do Principe10 brilhar,kkkkkk