Está falando de vocabulário? Sim, se for leitura de livros e textos com edição e correção ortográfica. Só ler girias de redes sociais não.

Se estiver falando de pronúncia e dicção, aí é com prática e exercícios fonoaudiológicos diários.
03/10/2023 23h49
Com certeza. Quanto mais a gente ler, mais informado a gente fica para conseguir se comunicar com o próximo sobre tal assunto de maneira mais detalhada. Se você quer falar sobre assunto X, é fundamental ler bastante sobre aquilo para se consagrar na comunicação, porque só conversa melhor quem tem conhecimento. E conhecimento se aprende na teoria, lendo todos os conceitos sobre tal tema.
anônimo
03/10/2023 21h22
Sim
03/10/2023 21h23
Vai depender do que você irá ler, por exemplo: se for uma bibliografia de um funkeiro... tenho más notícias para você.
03/10/2023 21h49
até q sim, porém o melhor é a pratica
03/10/2023 22h01
Creio que sim
03/10/2023 23h09
Vocabulário e conteúdo, sim. Mas retórica, não. É algo que só na prática mesmo, aperfeiçoando
anônimo
03/10/2023 23h11
claro que não, numa conversa n ve as pessoas falando aquelas palavras estranhas kkkk aumentar vocabulário não serve pra isso
03/10/2023 23h50
Depende de qual for a sua dificuldade para conversar. Vc acha que é a timidez ou é porque te falta assunto pra falar?
04/10/2023 05h32
A depender da leitura, sim, mas não somente. Bagagem é importante, mas a forma de se expressar (e isso inclui linguagem corporal também) é de suma importância. Além, claro, de vencer algum bloqueio que possa existir a respeito de interações interpessoais.
elas respondem
03/10/2023 21h52
Conversar mais vai te ajudar a conversar melhor. Leitura amplia seu vocabulário, te traz novas idéias, muda seu pensamento, mas só leitura não basta, precisa conversar.
03/10/2023 21h56
Também. Ao menos o seu repertório tende a ampliar. Os assuntos se diversificam e melhoram.
Mas com certeza o que vai melhorar mesmo é sua escrita. Te garanto.
anônima
03/10/2023 22h00
Se vc ler em voz alta pode melhorar a dicção.. Habilidade de conversar em público, melhora o vocabulário e ainda trás conteúdo para suas conversas. Mas é necessário também adquirir habilidade em dialogar e fazer com que as pessoas se interessem pela sua conversa..
anônima
03/10/2023 23h13
Sim, e aumenta o vocabulário
03/10/2023 22h01
sim , a leitura ajuda no conhecimento de palavras nlvas
anônima
03/10/2023 23h14
Sim!