Eles foram estimulados e moldados a serem assim. Seja por conta das discrepâncias sociais vigentes nos períodos deles; vicissitudes que eram deturpadas em favor de estereótipos - muitos estereótipos eram fomentados pela Igreja,Governo e pela própria sociedade, etc -.
O problema disso é que somos animais miméticos, aprendemos por imitação -socialização- e muitos pré-conceitos são normalizados e internalizados a ponto de o indivíduo se sentir confortável a efetivar dinâmicas/concepções para outros indivíduos.
Acredito que seja um pouco dos dois. Seguem de forma inconsciente este fluxo e acabam constituindo regras para os outros.
É normal, a sociedade é toda assim, se você aprendeu x você vai fazer x, aos poucos as coisas vão mudando, e quando nascer alguém com a mente mais aberta vai começar a fazer a revolução nessa família, mas isso acontece com em massa também, as pessoas se comprometam assim desde que o mundo é mundo, esse é o famoso processo da evolução, vai se transformando aos poucos até mudar totalmente...
Meus pais são exatamente assim, eu trabalho, estudo e quando é final de semana quero sair, pelo menos no sábado e eles surtam, se estressam e ainda me xingam se eu não fazer o que eles querem, ameaça de bater e por aí vai
É cíclico. O adolescente sempre achará que os pais estão exagerando. Quando vc tiver filhos, os seus filhos acharão o mesmo de você. Isso faz parte do percurso da maturidade.