Alfa = homem ou mulher que, por característica inata ou por adaptação, assume a responsabilidade de liderança na sociedade. Sentem a necessidade de "cuidar do bando" inteiro (todos os amigos, colegas de trabalho, filhos, cônjuge, irmãos, pais e todas as outras pessoas que o cercam).
Tornam-se atraentes e inspiram confiança porque dão a sensação de ter controle sobre todas as situações. Assim como em outras espécies no mundo, são a minoria nas populações. São altamente competitivos e tendem ao narcisismo, à ocultação de suas falhas por vangloriarem-se das próprias realizações etc.
Beta = pessoas que seguem os líderes. Correspondem à esmagadora maioria da população. Geralmente têm uma vida mais prazerosa, porque não sentem a obrigação de "cuidar do bando" inteiro. Atender ao seu núcleo familiar já é tarefa mais do que honrosa.
Sigma = não assumem liderança e também não se sujeitam a líderes. São independentes. Na verdade, não se importam se alguém os quer seguir. Até preferem que ninguém os siga, pois, como lobos solitários, preferem não ficar em evidência. (cachinhos falando: Tradução é um ser inutil)