Deus não tem nada a ver com suas escolhas, com a sua procrastinação, com o seu vício em pornografia, você tem o livre arbítrio. O que Deus faz é abrir oportunidades para que você seja um ser humano melhor, para que continue tentando, todavia, você quem deve selecionar se irá procrastinar novamente, se irá continuar com pensamentos negativos, assistindo essas coisas e entre outras coisas. Você é cristão, hm? Então sabendo que Deus tem o poder da vida e da morte, e sabendo que você é um pecador, se nele houvesse maldade, não seria mais fácil só fazer com que tu não acorde amanhã?
Quando estamos em pecado, é impossível Deus conseguir entrar no templo dele, não é que o SENHOR não almeja, ele não pode.
1 Jo 1,5-8.10
A mensagem que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas. Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas caminhamos nas trevas, estamos mentindo e não praticamos a verdade.
Mas, se caminhamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo pecado.
Se dissermos que não temos pecado, estamos enganando a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está em nós.
Visto isso, VOCÊ precisa retirar toda a impureza primeiro para que ele possa trabalhar em seu templo, para que ele possa falar com você de forma que tu consiga escutar, se torna mais árduo compreender Deus quando estamos em pecado, se torna mais difícil ter oportunidades pois há brechas para todo o tipo de maldade entrar, compreende? Não é que Deus não queira, que ele seja ruim, que ele seja egoísta, Deus só lhe pede uma coisa, uma coisa, se você está em desespero por não ter o que pede, imagine o sofrimento do criador ao não ter o mínimo que ele pede da sua criação, sabendo que isso será o melhor e que poderá ajudar desta forma. Isto não é Deus que está causando na sua vida, tu tens escolhas.
Eu não acredito em Deus, então não consigo falar sobre com propriedade sobre esses aspectos. Mas acho que a religião não deveria ser encarada como uma troca de favores.
Sobre os problemas que você tem, acho que seria melhor não encarar com fatalismo. Eles não vão desaparecer milagrosamente, mas não quer dizer que seu próximo projeto vai falhar só porque o anterior falhou.