eles respondem
Vou colar uma resposta que postei aqui há tempos.
Estou decepcionado com as respostas.
Me lembrou imediatamente de:
A escolha entre "verdade e infelicidade X ilusão e felicidade" é uma das exploradas filosoficamente. Vejo muitas pessoas escolhendo cegamente um lado, mas traçando um paralelo com o filme Matrix, sempre há a possibilidade de o buraco ser mais embaixo. Não, ninguém escolhe abraçar a dor sem ter alguma contrapartida positiva - seja lá a esperança ou qualquer outra perspectiva de mudança ou melhora. É o tipo de questionamento digno de receber o famoso "depende".
Vou propor algumas situações:
Você diria a cruel verdade a uma criança com câncer de pâncreas de que não há chances que ela sobreviva por mais de 2 anos, por mais que ela pareça estar bem?
Você diria que o vestido da fulana está ótimo, mesmo estando uma porcaria por ela estar acima do peso e ele não estar num encaixe bom?
Você diria que os estudos de uma pessoa estão sendo insuficientes para um concurso que ela almeja caso ela se mostrasse confiante no programa dela?
Decidir entre "Verdade dura x Doce mentira" vai muito além do "ser feliz ou infeliz": engloba também as implicações que tais parâmetros lógicos/filosóficos têm.
Mas, respondendo a pergunta em toda sua simplicidade... Escolheria a doce ilusão, caso essa me acompanhasse até meu último suspiro.
Tu precisa entender que todo o pensamento ocidental está em uma profunda crise de consciência. Todas as verdades que nasceram do mundo pós Revolução Científica, e pareciam sólidas e imortais no século XIX, morreram no século XX. Partindo daí, podemos pensar na tua pergunta. Somos totalmente ocidentais aqui, vemos o mundo de uma forma específica, e não podemos falar de porque estamos com tanta angústia hoje em dia sem conhecermos a nós mesmos.
O homem é o ser onde a vida toma consciência da consciência. A vida humana é como uma prisão, onde temos o potencial de enxergarmos nossa própria fraqueza em perspectiva, sem necessariamente conseguirmos supera-la. Nós ocidentais estamos há 400 anos nos pavoneando, achando que em algum recanto obscuro, em algum estudo, alguma disciplina, a verdade será encontrada. Mas o homem continua sendo o macaco. Somos toda a violência, todo o medo, todo o horror que sempre fomos. A verdade já está dentro dele.
E ao que restou ao espírito ocidental? Uma religiosidade rasa, baseada apenas em afeto sentimental e moralismos exacerbados. É triste.
A verdade. Por mais que doa nos faz crescer.
Ninguem gosta de ouvir a verdade, vivem falando q preferem ouvir a verdade mas quando fala na cara nao aceitam ficam bravos tudo moral de cueca.
Preferem uma mentira confortável do q uma dura mentira.
A verdade, como já falei aqui e uns se morderam huahua
Prefiro a verdade cruel, pois já estou acostumado com as porradas que a vida nos dá. Por mais que eu sofra, a verdade pode ser mais produtiva.
Prefiro o afago da verdade hahaha.
Prefiro que me façam sangrar com as porradas da verdade do que me afogar em uma falsa felicidade proporcionada pelas mentiras que possam vir, pois não existe verdade que bata tão forte e doa tanto quanto a ilusão de algo que nunca existiu.
(Estou tanto filosofo hoje. rsrs)
By.: Josh
A verdade. Embora a mentira anestesie uma hora ela acaba e a verdade vem. Melhor que viver iludido.Hehe
Não concordo com o Goebbels, nesse ponto eu sou bem platônico, no sentido de que existem verdades universais e a verdade não some, não importa o quanto os comunistas tentem-a escrever nos livros do MEC.
O Nelson Rodrigues diz: "Mintam por misericórdia". E é plenamente verdadeiro, se vc sair falando a verdade vc será um filho da puta, além de magoar as pessoas, e isso é muita filha da putagem. Agora mentir pra si mesmo? Existe um modismo de jovens que se acham inteligentes por terem lido um livro na vida ou eecuta algum podcast "iluminador", aí eles fingem em um histeria psicopática o papel de mentir pra si mesmo, e em consequência, para os outros tb, e só pra autoafirmarem o seu narciso e a sua completa ignorância acerta de tudo nessa porra de mundo. No fundo eles sabemque são farsas. São apenas uns idiotas, lembre-se: idiota vem de grego, idios quer dizer " o mesmo". Idiotes, que é da onde vem o nosso termo "idiota", é o sujeito que nada enxerga além dele mesmo, e que julga todos pela sua própria pequenez.
Para evitar de que um dia vc se sente na beira de sua cama, se arrependa e chore em posição fetal: diga a verdade pra si mesmo e corra atrás dela e a defenda; no intuito de fazer o mínimo de bem pros nossos descendentes, assim vc acha alguma razão no vazio do seu ser. Mas por favor! Antes de dizer isso pra si mesmo se pergunte: "o que é a verdade?"
"Conhecereis a verdade e a verdade vos livrará"
Jo 8.32
Papo entediante... Abraços minha comunista favorita.
O tapa da verdade é sem duvida melhor.
É melhor saber de uma vez do que ficar se enganando.
A verdade sempre, mentira qdo se descobre (e sempre se descobre) é uma desgraça no psicológico do peão...
Thelema é a verdade, a sua verdadeira vontade
Todos dirão que preferem a verdade. Ela é romantizada desde tempos imemoriais. Mas é uma utopia, ninguém é 100% verdadeiro.
O que vier eu desenvolvo de boa.
Sei jogar com pessoas verdadeiras e pessoas falsas.
Romanticamente respondendo é o Tapa da Verdade.
Mas não é tão simples asssim.
Algumas coisas não devem ser ditas.
Já assistiu o filme " O primeiro Mentiroso, a invenção da mentira"?
O tapa da verdade!
È igual aquela injeção dolorida que você precisa tomar para se curar de uma doença kk
O tapa da verdade, dessa maneira podemos aprender com nossos erros e evitar problemas futuros em qualquer área da vida.
Meu ego prefero o afago.
Meu superego prefere o tapa na cara!
Verdade, principalmente em uma relação.
"Quando a sua sinceridade for capaz de baixar uma autoestima, cale-se!
Quando a sua opinião for capaz de desmotivar alguém, cale-se!
Quando a sua 'crítica construtiva' for capaz de diminuir alguém, cale-se!
'Verdades' sem EMPATIA é crueldade"
Ja q vai doer, prefiro um chute no saco
elas respondem
Nenhum dos 2... o silêncio fala mto mais... daí me toco...
ahh sei lá depende do dia , hoje to preferindo o afago de mentira... amanha já é outra historia
A decepção da mentira é pior, que a dor do tapa da verdade =\
Eu prefiro a verdade mesmo. Por mais que seja dolorida. É a melhor coisa!
Eu não suporto mentiras, e mentiras sinceramente não levam a nada e não dura por muito tempo. Uma hora a verdade sempre aparece, e quando menos se espera. =]
A verdade sempre, pior é se iludir.
Sou capaz de perdoar qualquer coisa pode falar a verdade...
O tapa da verdade, sempre! Não suporto mentiras, seja ela qual seja.
O tapa da verdade, sem dúvida nenhuma.
A verdade
Mas uma verdade que me ajudará
Uma verdade que possa doer, mas que a dor não seja o objetivo dela
Nenhum dos dois, se tiver como fugir KKKK.