Se aproxime devagar, e tente abordar algo que parece interessante para essa pessoa, não ache a introversão da pessoa estranha, e se achar não expresse isso, pois alguns de nós percebemos isso.
Não tentando nos mudar e não tratando a introversão como se fosse uma doença, pra mim está de bom tamanho. Apenas somos mais reservados. Mas eu sou do tipo de pessoa introvertida que se puxar assunto comigo eu converso numa boa.
Primeiro entenda que a pessoa não é assim de propósito, e ela não é metida. Muitas pessoas já nasceram introvertidas, mas tbm tem as que se tornaram assim após passarem por algum trauma na infância e isso fez com q elas passassem a ter medo de se expressar em público.
Não faça piadinhas, não repare o fato de ela falar pouco. Apenas tente puxar algum assunto que possa ser do interesse dela. Normalmente qualquer pessoa, mesmo alguém introvertido, se empolga ao falar do que gosta. Se o assunto acabar, seja criativo e puxe outro. Tenha paciência pq leva um tempo até q a pessoa introvertida se solte. Como eu disse, algumas pessoas ficaram assim pq passaram por alguma situação ruim na infância, alguma ocasião em que elas foram expostas ao ridículo, passaram vergonha, etc. então é normal q essas pessoas sejam mais desconfiadas e demorem se abrir.
Eu mesma acho q já nasci introvertida e tbm passei por algumas coisas na infância q pioraram o problema. Geralmente eu demoro me abrir, mas quando isso acontece eu me empolgo e não paro mais de falar.
Dificulta a aproximação porque algumas pessoas pensam que nós somos arrogantes. É só puxar assunto normalmente, sem ficar forçando. É chato quando alguém fica insistindo para que eu fale mais, falando que sou muita quieta e coisas do tipo.