21.6K  13/07/2020 22h27

Quando várias pessoas diferentes tipo: (familiares, amigos, estranhos "pessoas que você viu e falou pela primeira vez) lhe chamam de fí ou fia, qual é o motivo? tá achando que essa pessoa é bobinha só pela forma de falar? Muita gente me chama por essa palavra, muitas vezes até um desconhecido(a) em determinados lugares diferente, pessoa que pela primeira vez que vi e estou falando me chamam por esse nome, com isso me sinto que acham que sou bobo pela forma que falo e me expresso, só que na verdade quem me conhece bem, sabe que sou esperto, até de mais e ninguém me faz de bobô, apenas tenho essa cara e esse jeito.

eles perguntam
9 6
elas respondem
anônima
27/08/2017 12h31
Meu fi! N tem nada a ver. Eu uso essa expressão sempre, com todo mundo, em qualquer situação. É minha forma regional de me expresar.
Juh
27/08/2017 12h35
Aqui em Pernambuco é mto comum.
Ñ é nada demais ué.
anônima
27/08/2017 12h37
. Fi ou Fia pelo que sei é abreviando Filho/filha. É só um jeito das pessoas falarem, assim como chamar de cara/moço/moça/rapaz/"essa menina"/"esse menino". Já fui chamada de fia mts vezes por desconhecidos principalmente, se eles não sabem nosso nome, acabam arrumando um jeito de chamar. Pare de ser paranóico
27/08/2017 13h19
Acredito que se trata de uma variação linguística, de algum estado Brasil a fora, não sei qual especificamente.
anônima
27/08/2017 12h52
Nossa, se tem um negócio que me irrita é essa mania de "fia" kkkk fia é a mulher do fio
27/08/2017 12h27
KKK sei não
anônima
27/08/2017 12h27
Para mim quem fala assim é que é bobo, expressão bem feia essa.
Acho que as pessoas te tratam de uma maneira informal demais, talvez você seja muito "gente boa" e eles achem que tem liberdade para falar assim.
13/07/2020 22h26
Kkk não é mineiro acredite
13/07/2020 22h27
É apenas uma expressão, nada demais :).
eles respondem
27/08/2017 12h46
Meu irmão mais velho sempre me chamou assim.
anônimo
27/08/2017 12h55
Mó texto brother :/. É de boa, depende da pessoa.
27/08/2017 13h28
Eu tenho essa mania quando estou um pouco irritado, chamo de "fia, fi, fião" husahusa
19/04/2018 09h28
E como responder a essa expressão ? Eu também odeio!
anônimo
13/07/2020 19h19
Isso me faz lembrar do Wanderley Silva falando com o Sonnen, neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=X_lMCeJH6LI

Eu também acho depreciativo. Você pode muito bem se dirigir a alguém sem usar nenhuma forma de tratamento. Deve-se ter atenção a isso se vc, por exemplo, for um comerciante durante o trato com um cliente. Ou chame de senhor ou não use nenhum outro tratamento. Não me vem à cabeça nada que me tire mais do sério do que quem me chama de "fi" ou suas variações, principalmente quando vem de alguém a quem estou pagando por algum produto ou serviço. Não tem nem como dizer que não é um termo depreciativo, porque pai é quem tem autoridade sobre o filho.. daí vc já sabe qual a intenção da pessoa: ela está se colocando acima de você e ponto final.
13/07/2020 19h29
Nada vê doidão