Isso é alguma coisa relacionada ao ENEM, né? Sendo ou não, aqui vai a resposta:

Para o mundo, na verdade, não só o Brasil.
Ter alguém dedicado a manter estruturadas as relações familiares permite que as pessoas sintam que têm para onde voltar. Não ter essa figura significa que as pessoas viveriam soltas, frouxas, sem elos entre si. Quando uma pessoa se sente abandonada, solitária, sem nenhum vínculo, ela geralmente sente que o mundo não é bom para ela, e tende à autodestruição, como ir para as drogas. Isso ocorre porque vivemos buscando o reconhecimento alheio.
Além disso, se todos em uma família trabalham, quem cuida uns dos outros? Geralmente o cuidador precisa ter forcas para se dedicar e fazer uma série de atividades - como preparar comida, levar para o médico e muitas outras coisas rotineiras, mas importantes, sem as quais colapsaria o sistema individual e familiar. Se o cuidador trabalha fora, a força de trabalho dele é explorada por outrem, e ele não terá forças para fazer isso, ele não tem condições físicas e mentais para cuidar do cônjuge e dos filhos tanto quanto alguém que não trabalha. Então o núcleo familiar fica aquém, abandonado de dedicação. É uma triste verdade.