eles respondem
Bem, praticamente todos os países tem algum provão desse nível para avaliar os estudantes do ensino médio e ajudá-los a ingressar numa faculdade. No Reino Unido existe o A-levels, na China tem o Gaokao que é um dos mais competitivos do mundo, e nos EUA tem o famoso SAT.
É algo bem comum, na verdade, esses testes. Mas eu acho que a pessoa não pode focar só nisso, deve focar em sua profissão, se é isso que quer mesmo. Hoje em dia há um monte de universidades privadas com mensalidades baratinhas, o cara que quer fazer, faz de qualquer jeito, e pode se tornar um ótimo profissional se for esforçado e dedicado.
Tem muita gente ai que tira uma boa nota nesse ENEM, depois passa num concurso, e morre ganhando aquele salarinho do estado, numa zona de conforto. Não é que passando nisso, irá formar crânios que vão desenvolver novas técnicas de engenharia que revolucionará o mercado.
E sua conclusão não é verdade, há muitas pessoas bem sucedidas na política, no ramo empresarial, e na vida artística que nunca sequer pisou em uma universidade. Graças a Deus existem muita forma de ganhar dinheiro fora da universidade, porque se dependesse só disso, muita gente estaria perdida. E eu discordo totalmente desses birutas que dizem que a única forma de ganhar dinheiro deveria ser somente estudando numa universidade. Nem todo mundo tem ou teve esse privilégio de frequentar escola, ou ir pra faculdade. Imagina ser condenado a pobreza porque teve que cuidar da mãe doente e não pode estudar na infância?
A beleza do capitalismo é que, pessoas sem estudo nenhum, que muitas vezes levou uma vida medíocre, se for inteligente e souber investir em si próprio, pode se tornar alguém, vendendo o teu peixe, mesmo que teve uma vida cheia de dificuldades.
Concordo o sistema atual.
ENEM eh meritocrático, passa quem estuda mais. Pior seria se avaliação fosse um método subjetivo como por exemplo a indicação ou entrevista.
Não tenho opinião sobre isso
Eu acho que são boas as provas pra testar conhecimento sim, o que se pode questionar é a qualidade da elaboração das provas. Acho um pouco ruim tbm ser só uma por ano, pq os candidatos podem ficar mais nervosos e é "tudo ou nada", seilá. Talvez um sistema extra de pontuar fosse ajudar tbm, como analisar o histórico do aluno.
Não, a forma de ingresso nas universidades públicas deveria ser estilo "Jogos Vorazes", quem matar mais ganha a vaga.
Brasileiro típico. Se acha esperto, q a vida eh tipo filme de high school americano, q fracassado estuda e esperto "curte a vida adoidado".
Lá tem a mesma parada de exame, e os caras sabem que o "que curte a vida no colegial" vira lixeiro, motorista de caminhão, faxineiro, limpador de neve, soh subemprego.
Aqui, quando fazem algo parecido, baseado no mérito, os q não querem se esforçar reclama do sistema.
Mano, tanto faz, vai todo mundo morrer mesmo
Ninguém é obrigado a fazer Enem
Ninguém é obrigado a fazer graduação
Ninguém é obrigado a trabalhar para o outro
Por mais difícil que os caminhos sejam, você como indivíduo só é obrigado a estudar até o ensino médio. Qualquer coisa após isto, é escolha pessoal.
Mesma metodologia de tempos atrás. Prova não avalia ninguém, toda minha vida como estudante passei em provas que mal lembro o que estudei, já reprovei porque fiquei doente na semana da prova, enfim...
Se o sistema educacional fosse eficiente poderia usar o rendimento escolar ao invés do ENEM.