Basicamente você passa sua infância e adolescência estudando pra fazer uma prova de 3 horas que vai determinar se você está apto ou não pro mercado de trabalho.

E no fim das contas, você mal sabe o que quer seguir, e se sabe, é por causa do dinheiro. Ex: medicina, direito, etc.

Chega no fim, você tem seu esperado Diploma, mas continua trabalhando pra realizar os sonhos do seu patrão, ou pagar imposto alto e ter direito a aposentadoria quando chegar na meia idade.

Enquanto isso a indústria de entretenimento valoriza pessoas sem relevância nenhuma e despreza você que acorda cedo todo dia.

Isso se você passar no ENEM, se você não passar, vai ser taxado indiretamente de INCAPAZ mesmo que você tenha pelo menos UMA dos 7 tipos de inteligência, que são úteis em diversas áreas da vida.

eles perguntam
2 10
elas respondem
07/11/2023 01h03
a prova não é 3h, é 5h e meia e eu super concordo com tudo isso, fiz o Enem por 4 anos e passei
anônima
06/11/2023 22h55
eu deixo me chamarem de incapaz, não tenho nenhuma das inteligências.

Sobre o ensino, vc mudaria para o que?
eles respondem
07/11/2023 01h36
Bem, praticamente todos os países tem algum provão desse nível para avaliar os estudantes do ensino médio e ajudá-los a ingressar numa faculdade. No Reino Unido existe o A-levels, na China tem o Gaokao que é um dos mais competitivos do mundo, e nos EUA tem o famoso SAT.

É algo bem comum, na verdade, esses testes. Mas eu acho que a pessoa não pode focar só nisso, deve focar em sua profissão, se é isso que quer mesmo. Hoje em dia há um monte de universidades privadas com mensalidades baratinhas, o cara que quer fazer, faz de qualquer jeito, e pode se tornar um ótimo profissional se for esforçado e dedicado.

Tem muita gente ai que tira uma boa nota nesse ENEM, depois passa num concurso, e morre ganhando aquele salarinho do estado, numa zona de conforto. Não é que passando nisso, irá formar crânios que vão desenvolver novas técnicas de engenharia que revolucionará o mercado.

E sua conclusão não é verdade, há muitas pessoas bem sucedidas na política, no ramo empresarial, e na vida artística que nunca sequer pisou em uma universidade. Graças a Deus existem muita forma de ganhar dinheiro fora da universidade, porque se dependesse só disso, muita gente estaria perdida. E eu discordo totalmente desses birutas que dizem que a única forma de ganhar dinheiro deveria ser somente estudando numa universidade. Nem todo mundo tem ou teve esse privilégio de frequentar escola, ou ir pra faculdade. Imagina ser condenado a pobreza porque teve que cuidar da mãe doente e não pode estudar na infância?

A beleza do capitalismo é que, pessoas sem estudo nenhum, que muitas vezes levou uma vida medíocre, se for inteligente e souber investir em si próprio, pode se tornar alguém, vendendo o teu peixe, mesmo que teve uma vida cheia de dificuldades.
06/11/2023 23h02
Concordo o sistema atual.
ENEM eh meritocrático, passa quem estuda mais. Pior seria se avaliação fosse um método subjetivo como por exemplo a indicação ou entrevista.
06/11/2023 22h53
Não tenho opinião sobre isso
06/11/2023 23h06
Eu acho que são boas as provas pra testar conhecimento sim, o que se pode questionar é a qualidade da elaboração das provas. Acho um pouco ruim tbm ser só uma por ano, pq os candidatos podem ficar mais nervosos e é "tudo ou nada", seilá. Talvez um sistema extra de pontuar fosse ajudar tbm, como analisar o histórico do aluno.
07/11/2023 02h30
É um lixo.
07/11/2023 02h39
Não, a forma de ingresso nas universidades públicas deveria ser estilo "Jogos Vorazes", quem matar mais ganha a vaga.
07/11/2023 03h41
Brasileiro típico. Se acha esperto, q a vida eh tipo filme de high school americano, q fracassado estuda e esperto "curte a vida adoidado".

Lá tem a mesma parada de exame, e os caras sabem que o "que curte a vida no colegial" vira lixeiro, motorista de caminhão, faxineiro, limpador de neve, soh subemprego.

Aqui, quando fazem algo parecido, baseado no mérito, os q não querem se esforçar reclama do sistema.
07/11/2023 08h57
Mano, tanto faz, vai todo mundo morrer mesmo
07/11/2023 09h04
Ninguém é obrigado a fazer Enem
Ninguém é obrigado a fazer graduação
Ninguém é obrigado a trabalhar para o outro

Por mais difícil que os caminhos sejam, você como indivíduo só é obrigado a estudar até o ensino médio. Qualquer coisa após isto, é escolha pessoal.
anônimo
07/11/2023 09h08
Mesma metodologia de tempos atrás. Prova não avalia ninguém, toda minha vida como estudante passei em provas que mal lembro o que estudei, já reprovei porque fiquei doente na semana da prova, enfim...
Se o sistema educacional fosse eficiente poderia usar o rendimento escolar ao invés do ENEM.