Eu também nunca tinha trocado pneu de carro até que um dia PRECISEI trocar. Eu era novo, tinha há menos de um ano conquistado a sonhada carteira de motorista e estava viajando sozinho no carro quando o pneu furou no meio da Rodovia Dutra, entre São Paulo e São José dos Campos. Eu estava indo visitar a minha namorada em SJC, já eram umas 21:30h, noite, estava muito escuro, sob uma chuva torrencial fortíssima. Era dia de semana e a estrada estava com muito pouco movimento. Eu não estava acreditando que aquilo estava acontecendo comigo. Enfim, não havia o que fazer: encostei o carro no acostamento, liguei o pisca-alerta, saí do carro debaixo da forte chuva, peguei o triângulo e o coloquei trinta passos para trás do carro. Voltei ao porta malas, tirei o estepe, o macaco e me pûs a trabalhar: Deitei debaixo do carro, com a rodovia empoçada de água, abri o macaco, fixei no chassi e comecei a levantar o carro. Para encurtar, consegui trocar o pneu com segurança. Depois desse dia já tive de trocar mais uns três ou quatro pneus.
É fácil trocar pneu. Bem mais simples do que parece.
Só duas dicas importantes:
- Mantenha sempre uma lanterna à pilha (com as pilhas em funcionamento) dentro do seu carro (eu não tinha) - o celular não serve porque ele não pode ficar na chuva;
- Tenha em seu porta-malas uma chave-de-roda estrela, porque se você tiver aquela comum, de um chave só, você vai penar. A chave estrela é esta aqui (custa dez reais a mais que a comum e vale MUITO a pena):
Eu estava indo conhecer os pais dela, da minha namorada, que viviam em SJC. Ela estava me esperando junto com eles para jantar. Eu cheguei ao prédio dela bem atrasado e igual a um pinto molhado.
Outra dica: reserve na mala do carro uma muda de roupas extra sempre que for viajar. Mesmo que a viagem seja curta. Você nunca sabe o que pode acontecer no caminho. Até acontecer.