Alguém que cresceu na igreja ou se converteu em algum momento da vida e deixou a igreja aos poucos, alguma hora. Como foi isso? Acha que está melhor fora da igreja do que dentro dela? Valeu a pena?

elas perguntam
14 10
eles respondem
Dng
13/11/2023 12h45
Eu comecei a frequentar a Adventista como desbravador, tinha uns 9 anos. Me afastei aos 17/18.
Como cristão, olhando para a palavra, não acho razoável dizer que eu estou melhor do lado de fora, até porque procuro para minha vida coisas que costumamos observar só a igreja formar: mulheres e homens com valores cristãos, familiares, construção de um futuro sólido, liberdade dos vícios e etc.
Acho que para a solteirice, estar fora parece mais atrativo, mas para realmente ter uma família, ter algo sério, algo sólido, filhos, um lar, a igreja é o melhor caminho.
13/11/2023 13h04
Foi libertador.
13/11/2023 12h02
Eu nunca fui da igreja, mas cursei o ensino fundamental em uma escola católica e também fiz a catequese, apesar da minha família não ser praticante eu cresci no meio religioso.

Muitas coisas eram boas, porém havia também um julgamento constante por qualquer coisa considerada errada, sexo e masturbação eram tabus enorme na visão deles, cresci em conflito por causa disso.

Deixar aquilo tudo pra trás quando saí daquela escola foi um alívio enorme.
19/11/2023 23h22
Nunca fui religioso assim.
Poucas vezes fui a igreja,e de forma "forçada",muitas aspas,rs
anônimo
13/11/2023 11h57
Eu sempre frequentei a igreja desde criança, e parei de frequentar já tem um tempo, tudo que eu aprendi eu levo para minha vida, meus princípios continuam os mesmos.
13/11/2023 14h59
Quer deixar a igreja ou quer entrar em uma?
anônimo
13/11/2023 14h33
Não
anônimo
13/11/2023 14h24
Duas vezes.
Se você pergunta isso, provavelmente, o ambiente da igreja está fazendo falta. Meu conselho é: não fique fora e não volte, procure outra igreja.
anônimo
13/11/2023 13h28
Eu fiz isso.
Eu era 100% ativo, ia nos encontros de jovens e até em acampamentos. Mas chegou uma hora que cansei e sai, me sinto preso e quero curtir mais a vida.
13/11/2023 11h55
Eu sempre fui é claro que tem fases de idade e vindas. Mas tento sempre me manter conectado com papai
anônimo
13/11/2023 12h45
Abandonei a igreja aos 13 ou 14 anos, eu acho. Para não criar um supertextão, eis os motivos:

1) Julgamentos quanto as roupas e aparência física;
2) Percepção da manipulação por parte do padre, do pastor e dos asseclas envolvidos;
3) Percepção do uso dos fiéis por parte dos pastores para abuso econômico e político;
4) Falta de instrução clara e precisa na catequese, tudo parecia mais uma forma de manter as crianças longe;
5) Padres e Pastores que pensavam que estavam num show de Stand Up Comedy;

6) E o motivo maior e também a última vez que pisei numa igreja. Tinha 14 anos e fui à missa com a família. Lá, após o fim, algumas pessoas foram convidadas para permanecerem na igreja, uma delas meu pai. Fiquei lá junto a ele. Era algo em torno de 30 a 40 pessoas. Eis que chega uma gente, políticos. Incluindo uma conhecida: Marina Silva. Segue então um show de horrores com uma promoção asquerosa de partidos políticos abjetos dentro da igreja.
13/11/2023 12h26
Sim.
Nasci praticamente dentro da igreja. Eu gostava de lá, mesmo eu sendo introvertido e atentado (inquieto).
13/11/2023 12h04
Abandonei tudo
13/11/2023 12h12
Fui criado em igreja católica. Estou melhor fora dela.
elas respondem
anônima
19/11/2023 23h32
Isso aconteceu comigo, é algo normal . Acredito que um dia irei voltar.
Respondendo sua pergunta: Sim, foi melhor fora até porque eu estava livre, mas não mudei 100% e continuo acreditando
anônima
19/11/2023 23h26
Frequentei.
Não posso falar que a experiência foi má, porque não foi.
Mas eu perdi a minha fé (era uma criança que acreditava até bastante) por conta de umas situações.
13/11/2023 12h25
Eu cresci na igreja praticamente é aquela velha história, eu ia desde pequena pq minha mãe me arrastava comigo. Mas chegou um tempo em minha vida na adolescência que tomei a iniciativa de começar a ir sozinha pois naquele tempo ela tinha se desviado e continuei até "hoje". Hoje em dia ela que vai e eu parei de ir mas tudo tem um porquê. Não me vejo mais dentro de um templo seguindo doutrinas e costumes de homens e me dizendo o que devo ou não fazer pois acredito que todos nós somos grandinhos e sabemos o que é certo e o que é errado só temos que saber fazer as escolhas certas baseado na bíblia o que é difícil pra mim, confesso.

Eu não me acho melhor fora da igreja soa até arrogante dizer isso, apenas não quero mais congregar e procuro assistir ministrações e orações pelo YouTube mesmo sendo muito criticada por isso. Fui deixando de ir aos poucos mas como disse, tudo tem um porquê, né por isso não devemos nunca julgar o outro isso só cabe a um juiz. De vez em quando sinto falta e dá até uma vontade de ir, mas é algo que me prende em ficar em em casa: um pouco de preguiça, comodismo, me sinto mais a vontade de buscar no meu quarto, fora de doutrinas e costumes de um CNPJ mas também sinto falta de ter esse contato de vez em quando e participar de eventos mesmo sendo tímida.
anônima
13/11/2023 11h57
Meus pais e avós são católicos e participam de quase tudo,vou a missa de vez em quando não tanto com frequência como antes,mas vou.
anônima
13/11/2023 13h29
Sim, descobri que eram todos sáfados
13/11/2023 15h32
Chegou uma época que eu me sentia obrigada a ir. Depois de ter passado por uma situação lá dentro, me decepcionei e nunca mais fui.
anônima
13/11/2023 14h31
Eu frequentava a igreja quando era criança. Terminei a crisma e depois nunca mais voltei, eu só ia por obrigação, não tinha fé.
anônima
13/11/2023 13h30
Eu.
Nasci na igreja e depois de anoooos, já adulta, resolvi sair.
Não me sentia bem com as doutrinas impostas.
Hj Estou extremamente feliz agora.
anônima
13/11/2023 12h05
Eu nao vou sempre mas as vezes vou e tenho respeito pela crença das pessoas. O importante é ter Deus no coração e na vida.
13/11/2023 12h28
Tive altos e baixos, não frequento a igreja mas estou buscando recomeçar minha relação com Deus