Por qual optaria? Considerando um concurso que pague por volta de 10 mil, já descontando imposto de renda. Então o salário bruto seria em torno de 12-14 mil.

eles perguntam
4 9
elas respondem
13/11/2023 18h34
Concurso e depois empreender.
anônima
13/11/2023 18h42
Concurso, empreender não é uma coisa certa e nem pra qualquer um, vc vai tá trabalhando toda hr e vai ser um estresse, sem contar q seu negócio pode não dá certo e vc terminar em dividas
anônima
13/11/2023 18h44
Empreender não é garantido, prestar o concurso trás um pouco mais de segurança.
13/11/2023 18h55
Foca no q é mais viável para vc.

"Ah, mas concurso paga bem..."uhum, mas a concorrência é alta, hj em dia oq mais há é concurseiro profissional. Quem passa em certos cargos são anoos estudando...sem contar a demora pra ser chamado.
De qql forma, se vc quiser, usa minha conta no GranCursos, q eu assinei pra fazer meu concurso q já passou kkk ai n estou usando e só fico pagando,aff...cobro 20 reais por mês.

Os dois tem pós e contra.

Concurso vc sofre mas dps tem paz eterna.
Empresário vc sofre do começo ao fim mas há possibilidade de crescer sua renda... de evoluir cada vez mais, e inclusive de terceirizar dps de um período e n ficar refém daquilo para sempre.
eles respondem
anônimo
13/11/2023 18h37
Que concurso que vc está se referindo? Só pra vc ter uma ideia esse é o salário de um professor com doutorado em uma universidade federal. Então pra poder fazer um comentário concurso desses vc precisaria estudar no mínimo mais 6 anos depois de concluir o curso superior.
Dng
13/11/2023 18h53
Eu sou empresário hoje em dia, mas já fui Servidor Público Federal, ganhava basicamente isso que você relatou.

Posso dizer o seguinte: depende do seu perfil e do que você quer pra sua vida.
Vi gente falando aqui de que empreender dá muito trabalho e etc, mas discordo, na verdade o que vai determinar se vc vai trabalhar muito empreendendo é a sua capacidade de fazer o seu negócio crescer a ponto de não precisar de você. No início, realmente, você vai trabalhar MUITO, muito mais que um servidor público, mas te garanto que se vc for organizado, e trabalhar com estratégia, cada hora de trabalho seu significará horas a menos no futuro. O lance é trabalhar para um dia não trabalhar ou trabalhar com qualidade. Hoje eu chego (quando decido ir) 9h, 10h, 12h, 14h. Ou volto mais cedo, saio quando quero para resolver coisas pessoais. Nunca vivi tamanha qualidade de vida. Antes eu era Oficial do Exército, vida aquartelada, pouca liberdade, ganhava legal mas não se compara ao que vivo hoje.

Existem realmente ótimos concursos que pagam bem mais que 10k, e se você não tem perfil de empreender, de ser virado e nem gosta de fazer mais que o feijão com arroz das 8h às 17h, vá ser servidor público. A pessoa só não pode esquecer que assim como a estabilidade pública serve para não se perder o salário, serve também para congelá-lo, limitando-o a poucos aumentos. Já como empresário, sim, um dia você pode quebrar, mas isso depende também de atitudes erradas por um certo período de tempo da parte do empreendedor. Se você for prudente, inteligente e organizado, não quebrará e só o céu será o limite para os seus ganhos abrindo diversas empresas

Espero ter ajudado. Um abraço.
anônimo
13/11/2023 18h33
Cara, vou ti dizer, se tu gosta de resolver problema, vai empreender, porque vc. Não para de trabalhar nunca, agora quer paz? Encosta no estado, se faz o seu de segunda a sexta e já era, um salário de 10 pila da pra viver bem no brasa
13/11/2023 18h33
Passar o dia inteiro aqui no elaele respondendo perguntas.
13/11/2023 18h44
Depende muito do seu perfil.
Não romantizo nenhuma das opções.
anônimo
13/11/2023 18h56
Depende do seu perfil.

Estabilidade: concurso
Ficar rico: empreender
13/11/2023 18h58
Concurso te dá estabilidade... Empreender os dois primeiros anos vc tem q tentar sobreviver.
anônimo
13/11/2023 19h14
Virar tiktoker.
13/11/2023 19h32
Prefiro meu salário CLT.