Antigamente as pessoas antes mesmo de fazer 18 anos já tinham muitas responsabilidades e maturidade, hoje em dia a maioria das pessoas com 20, 21, 22... anos nas costas ainda nem trabalhou e se portam como adolescentes, principalmente nas redes sociais

elas perguntam
4 0
eles respondem
20/11/2023 14h47
Talvez porque o mundo tenha mudado. 200 anos atrás não existia nem ao menos o conceito de adolescência. Fez 13 anos? Adulto.

Isso se chama adolescência tardia. É resultado de fatores culturais (a dinâmica social, do mercado) e biológicos (estamos vivendo mais, logo nossas fases da vida também duram mais).

Hoje em dia apenas o ensino médio não garante um bom emprego. Muitos jovens, principalmente classe média que podem ser sustentados pelos pais, vão em busca da formação, graduação, pós, concurso pra depois entrarem no mercado de trabalho.

É fácil atrair o jovem nostálgico para filme de herói, videogame e brincar de dançar no tik-tok. É escapismo do dia-a-dia de merda. E sem experiências reais (trocando se reunir com amigos por amizades virtuais, ficar na bronha e babando em mulheres no instagram ao invés de trabalhar um relacionamento sério), dificilmente vai chegar à fase adulta com a mentalidade diferente.

Mas essa dinâmica também afeta os pais. Com rotina puxada, dificilmente terão tempo e energia para fazerem coisas com os filhos, conversar, ter uma relação plenamente saudável. Muitos pais compensam a ausência com liberdade, brinquedos, celular. Diarista ao invés de botar a criançada pra fazer a faxina.

É difícil tratar o filho como adulto se o enxergar como adolescente. Cito minha própria família. Eu saí de casa assim que entrei na faculdade. Minha irmã ficou até passar no concurso que queria, isso já depois de pós-graduada, perto dos 30 foi arrumar o primeiro emprego. Enquanto comigo a relação sempre foi madura e tranquila, com ela havia os surtos adolescentes de quebrar coisas, gritaria e ameaçar largar tudo e fugir. E ela é mais velha que eu.
anônimo
20/11/2023 14h04
Verdade. Também tem muita gente de 30 anos de idade que também é extremamente imaturo. A mentalidade ainda é de jovem de 16 - 18 anos que quer curtir uma boa balada regada a álcool e drogas e fugir de todas as responsabilidades possíveis, inclusive as oriundas dos próprios atos.

É muito feio ver 30tona/tão agindo feito adolescente, pensando como adolescente, fugindo das responsabilidades como adolescente, negando a realidade como adolescente. Segundo psicólogos, isto é um comportamento fruto de uma adolescência mal vivida.

Talvez a explicação mais plausível para isso é que a vida adulta é chata, deprimente, difícil de lidar, e muitos preferem evitar ela até quando puder.
20/11/2023 14h11
Tudo vagabundo e virgem.
anônimo
20/11/2023 14h51
Porque sim.