Curiosidade

Quero saber a opinião daqui.

elas perguntam
9 2
eles respondem
anônimo
20/11/2023 15h55
Em país com tamanha corrupção, como é o caso do Brasil, se faz necessário a privatização de empresas estatais.
20/11/2023 16h00
Sou contra o estado produzir bens e serviços fornecidos pelo mercado.
Mas há casos em que não há interesse privado. Neste cenário, faz sentido existir uma estatal.
20/11/2023 16h21
Como tudo, depende do caso. Geralmente é feita de forma horrível e as estatais transferidas pra lobistas, então em um país corrupto costuma ser negativo. Tudo que é feito em um país corrupto costuma a ser negativo, então quanto menos coisas os políticos fizerem em geral, melhor. Isso inclui privatização e também criação de novas estatais ou reestatizações. Se existe alguma proposta pra qualquer coisa que seja, o bom é que ela não passe.
anônimo
20/11/2023 16h35
quase sempre eh bom, ainda mais aqui no brasil que o estado rouba até o sol que vc toma
anônimo
20/11/2023 16h52
Necessário, mas como nada na mão de brasileiro dá certo, acho complicado que daria em algo.
20/11/2023 20h30
É o caminho certo
anônimo
20/11/2023 21h50
Depende do caso... coisas estratégicas como água não devem ser privatizadas. Veja os casos das barragens de Minas que romperam, aquilo é resultado da "eficiência e menor custo" da iniciativa privada que para aumentar os lucros reduz os controles de segurança e contratam profissionais sem competência para a função por aceitam salários menores.
20/11/2023 23h29
No geral é bom sim, cria mais competitividade e um mercado dinâmico, reduz a corrupção, as empresas tendem a ser mais eficientes desde que estejam inseridos dentro de um sistema regulatório eficiente, competitivo e com infraestrutura adequada. As empresas devem ser privadas em sua maioria.

No entanto, há situações específicas em que a privatização pode sair pela culatra, principalmente quando estamos falamos de privatizar monopólios dentro de um país com sistema regulatório ruim, pouco competitivo e de baixa infraestrutura, como Brasil, Portugal, e Espanha. Ironicamente, são países que mais fazem uso das Golden Shares para evitar a fuga de empresas, já que há países muito melhores para investir no setor privado.

Empresas que não devem ser privatizadas são aquelas que prestam serviço de segurança nacional, essas devem ser de maioria pública mesmo. Outra questão é que, antes da privatização, deve ser feito uma abertura de mercado para que haja maior competição. Fazer uma reforma no sistema regulatório também seria imprescindível. Dar preferência a compradores nacionais e impedir que empresas públicas ou ligadas a governos de outros países possam comprar a empresa. Evitar venda de monopólios em sua totalidade. Mas dividir a empresa em outras para que haja competição entre elas. Ter uma boa lei antitruste também é bom para evitar empresas anti-competitivas, aquelas que gostam de manipular o mercado para dominar tudo sozinhas.
elas respondem
20/11/2023 16h08
Assuntos de inteligência
20/11/2023 22h08
Ruim em qualquer caso, as nossas riquezas e serviços devem estar em prol do país e não de interesses individuais, a privatização é uma política de lesa-pátria.