"PCD" - Pessoa com deficiência.
Lembrando que, nem toda deficiência é escancarada, há muitas deficiências "invisíveis" com bastante prejuízo na vida diária.

Os mais comuns são o: "Anjinho”, “fofinha”, “coitadinha”, "guerreira", "infantilização", "silenciamento", "invalidar opiniões", "enxergar apenas limitações".

Todos nós já fomos capacitistas em algum momento da vida, acaba sendo algo muito estrutural o importante é passar a reconhecer e assim, evitar esse tipo de comportamento.

elas perguntam
5 4
eles respondem
02/12/2023 17h41
Implicar coitadismo aos outros é como ofendê-los. Cada um tem o seu próprio desafio e não deve ser tratado como inferior ou digno de pena por isso.
anônimo
02/12/2023 17h02
Trato qualquer pessoa bem, ajudo no possível, se pedirem.
02/12/2023 17h42
Não, a maioria das pessoas parecem ser autistas, trato como se fossem gente.
02/12/2023 17h55
Sim, trato diferente, porque ela é uma pessoa diferente. Com tanto que o objetivo não seja apenas de depreciar, eu acho normal essa diferenciação.
02/12/2023 18h50
Trato todos com diferença.
elas respondem
02/12/2023 17h51
Jamais, pelo contrário, eu sinto admiração por essas pessoas pois mesmo com seus desafios conseguem viver a vida bem.
02/12/2023 17h03
Isso ai que Vasquez diss
anônima
02/12/2023 17h54
Só teve uma pessoa q eu descobri dps q era autista, mas já dava pra ver q esse fulano não era normal. Não tratei diferente.
02/12/2023 18h56
Essas pessoas tem limitações mesmo. Reconhecer isso não é problema nenhum. Vejo uns PCDs achando ruim quando alguém pergunta se precisam de ajuda pra fazer algum procedimento numa máquina de autoatendimento, atravessar a rua, por exemplo. "Acham que sou burro, etc...".
Isso me dá nos nervos. Eu não trato PCD igual criança, isso nunca fiz. Às vezes trato diferente, pq nem todos são inteligentes e independentes, é igual uma pessoa normal. Quem acho que teoricamente teria alguma dificuldade, ofereço ajuda, independente se é PCD. Agora se vier com voadora pra cima de mim por causa disso, ou achar que merece tratamentos especiais além da conta, trato igual bicho mesmo, sem dó nenhuma.