Eu nunca presenciei o preconceito, mas conheci pessoas com um certo bloqueio. O prolema das exatas no Brasil está na educação de base, aqui é complicado, inclusive nas particulares. Quando era pequena minha mãe me ensinou a usar o soroban e facilitou muito a fazer contas de cabeça. Na minha família cursos de exatas e exatas são bem valorizados.
Pq o Brasil não investe em educação como deveria. Por isso as pessoas tem essa concepção de que exatas é "chato", pq não são ensinadas a usa lá de verdade, e só a decorar fórmulas muitas vezes inúteis
Professores ruins. Exatas eh chato pq professores não conseguem relacionar a questões práticas. A maioria decora fórmula de equação de segundo grau e nunca viu um uso prático pra ela.
Preconceito é apenas burrice. Galera de humanas é tudo maconheiro comunista. Mulher é tudo puta. Homem é tudo safado.
É mais fácil culpar o externo que a si mesmo.
Agora, que o método livro-lousa-dever de casa é pouco empolgante é fato. Ainda mais na era do hiperestímulo digital, dificil concorrer pela atenção e empolgação da molecada.
N é óbvio? Ensino defasado, professores chatos, falta de estrutura nas escolas... Essas matérias envolvem mt lógica e como o nome já diz são exatas, são mais rigorosas, é como uma escada, vc precisa saber de assuntos anteriores pra aprender sobre os seguintes se não, n avança, coisa q na humanas n é tão necessário assim, nisso, as pessoas criam na cabeça q n sabem e as vezes de q n podem saber essas matérias, e isso gera desinteresse, repulsa, medo etc, cria um bloqueio mental nas pessoas.
É nossa "latrinidade" que prega que estudar e trabalhar duro é coisa de trouxa, os "espertes" preferem viver deitados na rede a custa das bolsas fome e cotas do governo em troca de votos.
Física e Química são Ciências da Natureza e tem um histórico muito complexo que envolve formação docente, didática e metodologia, história da educação brasileira. A matemática é vista como um problema pelos mesmos motivos.
Achei até que ia falar de outro preconceito. Mas, quanto à dificuldade, realmente é algo que acontece em proporção maior do que com as outras áreas ou matérias. Sou de exatas, e eu mesmo acho difícil. São áreas cuja leitura apenas não adianta e que possuem uma mecânica muito diferente de biológicas/saúde e humanidades.