Não.
O consumo na estrada é menor porque não há troca de marchas, a rotação do motor é constante e não há aquele esforço extra para o carro sair da inércia.
Mas quanto maior a velocidade constante em estrada, mais alto é o consumo.
17/12/2023 22h28
Andar continuamente em uma marcha, com a rotação baixa, gasta menos.
anônimo
18/12/2023 00h12
Não, se fosse assim estava cheio de gente achando que é o Ayrton Senna nas ruas
17/12/2023 22h25
Nem sempre,eu acho
17/12/2023 22h29
Não, numa estrada usando a maior marcha, quanto mais rápido maior o consumo.
17/12/2023 22h32
Pneu é que não economiza.
17/12/2023 22h23
Se andar no embalo sim, se ficar pisando no acelerador gasta
17/12/2023 22h30
Não. Nós carros mais modernos eles vem com computador de bordo que mostra o consumo instantâneo.. Andando a 130 o meu carro bebe bem mais do que a 80
18/12/2023 00h11
Não necessariamente.

O que acontece é que na rodovia, as ruas tendem a ser mais planas, poucas curvas, a troca de marchas é mais rara e a velocidade constante, ou seja, o motor se esforça menos. Quanto menos o motor se esforçar, mais ele irá economizar, desde que ele esteja trabalhando na temperatura ideal.

Quando estamos saindo ou em marchas lentas, como primeira, segunda, terceira... ele vai consumir mais. Quanto maior a marcha, menos esforço ele faz, desde que o conta giro esteja no ideal para o seu motor, normalmente, a troca de marcha na maioria dos veículos deve variar entre 1.800 a 2800 rpm. Se a troca for muito antes ou muito depois dessa margem, o motor fará mais esforço, e consequentemente gastará mais combustíveis.

No entanto, velocidades altas (acima de 100 kmh) tendem a consumir mais combustível independente do veículo, pois o ar "segura" o carro, fazendo com que ele precise de mais potência para ganhar velocidade, fazendo isso, ele precisará queimar mais combustível. Ou seja, você chegará mais rápido ao destino, mas gastará mais gasolina, não compensando o tempo ganho.
anônimo
18/12/2023 00h13
Da 3 marcha em diante gasta menos gasolina.

As marchas 1 e 2 o carro gasta mais gasolina
18/12/2023 13h43
Não necessariamente.
Ele economiza se você acelerar menos.
18/12/2023 13h49
Acredito que se economiza ao manter uma velocidade constante.