100% a favor
eles respondem
17/12/2023 23h54
Como seria isso, amputação?
anônimo
17/12/2023 23h54
Não, não por dó de bandido, mas porque morto não paga pelos crimes, não sofre, perpétua sou totalmente a favor.
18/12/2023 00h32
Não porque é uma penalidade arcaica e que pode cometer injustiças severas.

Imagine num país como o Brasil, onde a justiça falha constantemente permitir um trem desse? A pessoa poderia ser morta por vários motivos banais e muitas vezes de forma injusta.

Entretanto, eu queria que as penas fossem mais duras, sobretudo para crimes hediondos. Gostaria que não houvesse tantas brechas na nossa constituição que favorecesse criminosos. Por exemplo, no Brasil, o cara é condenado a 28 anos por homicídio, mas não cumpre esses 28, às vezes não cumpre nem metade disso. Isso é errado. A pessoa tira a vida da outra e pega uma cadeia de 13 anos? Isso chega a ser bizarro. Pelo menos para crimes hediondos, a pessoa deveria permanecer o tampo determinado pelo juiz. Se foi condenado a 28 ou 35 anos, que cumpra essa pena. Também gostaria que não houvesse um limite de pena, isso é surreal e não faz o menor sentido.

Imagine que um psicopata faça uma chacina numa escola, ou que mate 5 pessoas em um determinado período X de tempo, não importa. A lei não deveria dizer que esse homem só pode pegar até 30 ou 40 anos de cadeia. Ele literalmente promoveu um assassinato em massa, uma chacina, um ato de terrorismo... uma pessoa tão fria dessa não deveria ter direito a um limite máximo de tempo preso. Nesse caso, se ele foi condenado a 200 anos pelas 5 mortes, que pague os 200 anos, não importa se ele passará o resto da vida na prisão, entende? Ele tem que pagar por isso e ponto, não é um ser humano que mereça viver em sociedade novamente.

Enfim, essas são algumas bizarrices que existem na nossa constituição que eu acho que deveria mudar, mas a pena de morte em si, é melhor não, é um negócio pesado e pode matar muita gente inocente.
18/12/2023 00h37
Sim, mas seria necessário colocar burocracias para evitar falhas no julgamento.
18/12/2023 00h37
Sou a favor em todos os casos, até mesmo por roubar comida por necessidade.