Maioridade penal não vai inibir um adolescente de cometer crime. basta sabermos que temos uma das maiores populações carcerárias do mundo, isto é com pessoas adultas que sabem da responsabilidades que a eles são atribuídos legalmente.
Na espera civil, o adolescente pode recorrer a emancipação. E querendo ou não, ele já usufrui de alguns direitos que só poderiam ser permitidos na idade adulta, como por exemplo beber bebida alcoólica, dirigir
Exemplo de que se ele usufrui disso, mostra não é tão simples, que não é somente o fato de ele ter idade para ser preso.
Sou super a favor da redução da maioridade penal, a lei atual é uma palhaçada, uma hipocrisia e uma porta de entrada para a impunidade para os maiores crimes bárbaros.
Todo vagabundo que é pego fazendo coisa errada deveria ser fuzilado em publico pra servir de aviso e inibir os demais. Sem duvidas seria um mundo melhor.
A favor! E diria que aqueles que cometeram crimes na adolescência quando chegassem na maioridade pagar pelo crime cometido como no caso do champinha entre outros.
Não precisa ter redução da maioridade penal, basta fazer com que se cumpra a lei, e mais do que isso, que esses menores paguem de fato pelo que fazem.
É um escárnio um menor de 18 cometer assassinato e sair da cadeia com 21 anos. Isso é um tapa na cara da vítima que morreu e nunca mais retornará. A família se sente injustiçada e impotente diante dessa situação.
Não a toa que muitos cometem justiça com as próprios mãos, num país onde a lei é omissa.
Mas vamos resolver isso com "educação", claro.. kkkkk ... Ouço isso desde que eu era criança, tenho quase 30 anos, e o papo não muda, nada resolve KKK...
.
A sensação de impunidade atiça as pessoas a cometerem mais crimes.
O problema do Brasil não é lei e nem maioridade penal, o problema é a impunidade. Quem é do crime se sente seguro para fazer o que quiser, pois metade dos que são presos em flagrante são soltos na audiência de custódia e quase ninguém cumpre toda a pena na cadeia. Pode diminuir a maioridade penal para 12 anos, não vai mudar absolutamente nada.