Pelo mesmo motivo que a literatura brasileira é uma lástima.
Além do argumento de falta de $, que no meu entendimento é simplista, existe o fato de que os escritores brasileiros são péssimos. As obras da literatura brasileira que fizeram sucesso são baseadas em realidades imediatas. Os filmes não poderiam ser diferentes.
O argumento da falta de recurso sem citar a falta de criatividade e capacidade de escrita do brasileiro é insustentável. As mostras de cinema independentes são puro lixo. Nada de aproveitável se consegue tirar delas. São filmes toscos, não no sentido de filmagem ou figurino, mas no sentido de enredo. Não possuem história. 99% são baseados em narrativas toscas sobre crime, racismo, nordeste, pobreza, homofobia, meio ambiente...
Os estudantes de cinema e escritores brasileiros são covardes. Não ousam, não tentam, não fogem da mesmice idiota de estudante de primeiro semestre de curso de humanas em federal. É um apego incondicional a pautas insuportáveis que são abordadas ad infinitum em cirandas universitárias.
Quando um brasileiro, um "Silva", vai criar uma obra grandiosa igual Star Wars? NUNCA. Mas obras relatando a opressão capitalista contra negros do interior do nordeste, ahhh, essas vão inundar os cinemas do Brasil pelo menos nos próximos 50 anos.
Filmes brasileiros são tão toscos que existe o gerador de filme brasileiro:
https://perchance.org/geradordefilmebrasileiro