Estou chegando nos 30 e percebo que não fiz metade das coisas que gostaria de fazer, não tenho 1/3 da vida que gostaria de ter construído.
As vezes isso me incomoda, saber que estou chegando numa idade tão singular e não vivi quase nada do que desejei.
Viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes, ter uma carro, um amor em cada porto... Rsrsrs
As vezes fico me questionando sobre o futuro, se fiz escolhas certa e etc...

Será que alguém na minha faixa etária, já sentiu ou se sente assim também, será a famosa crise dos 30 anos? Rsrsrs

Obs: não que a minha vida seja péssima, mas sou ambiciosa e quero mais sempre... Seria errado da minha parte pensar assim?

elas perguntam
13 9
eles respondem
anônimo
12/09/2017 15h12
Vou te dar um exemplo. Minha tia.

Ela sempre foi batalhadora e aos 30 já tinha 2 cursos superiores. Não estava satisfeita.

Então ela estudou Odontologia e construiu tudo o que tem hoje com a profissão de Odontóloga. Viajou muito, construiu um belo patrimônio. (Hoje ela tem 68 e ainda não parou de trabalhar, porque ela é inquieta).

Em suma: você é nova e ainda dá tempo de "começar do zero" se quiser. Entre aspas porque a gente nunca começa do zero nessa vida, sempre que começamos um novo projeto trazemos conosco a bagagem de aprendizado que a vida nos deu.

Vá em frente e esforce-se para cumprir tudo o que deseja. Você é jovem ainda, tá praticamente no começo da vida! Não ache que já passaram as oportunidades, elas ainda estão por vir! Aproveite e prepare-se!
12/09/2017 13h37
Eu tenho 34... não passei por nada disso não. O que ocorreu comigo, sim, foi o sumiço de amigos. Hoje eu me vejo com poucos amigos (uns foram para outros países, outros viraram pais e já não podem mais sair, outros amigos literalmente me traíram, etc).

Acho que a gente é muito influenciado pela mídia, redes sociais, etc. A gente olha histórias de pessoas que viajaram o mundo todo, fizeram várias coisas "radicais" na vida e quando a gente olha pra gente e percebe que a nossa é apenas "Normal" a gente acha que está perdendo alguma coisa...

Querer mais é sempre bom, mas é importante ter uma cabeça boa para não sofrer quando se der conta que a vida de uns 90% das pessoas é apenas "normal" e não tem problema nenhum nisso.
27/11/2017 02h44
Tô perdido e acho essa é a essência mesma de estar vivo.
12/09/2017 13h36
Olha.. se eu fosse solteiro... diria que minha vida está de boa pacarai akakakak
Nunca pretendi porra nenhuma, então o que viesse seria lucrativo.
Aprendi outra língua.. ainda quero aprender mais duas pelo menos.
Viajei pra alguns lugares do Brasil, conheci pessoas bacanas...
Tenho um lote onde poderia construir e viver tranquiloooooo..

Mas eu tenho namorada kakakakakakakkakkakakakak
Daí eu vejo que.. puta merda vei... tem muita coisa atrasada..
Mas aos poucos vai se encaixando.
As coisas são como são. Eu estou tentando a cada dia fazer o melhor possível e vida que segue.

Não tenho muito a reclamar, apesar de ter perdido muito tempo sem estudar e tals.
12/09/2017 19h35
Aproximando aos 30 e penso nisso.
Ainda n tenho carro, n tenho namorada e pouca grana.

Em relação aos estudos eu fiz o que devia ser feito, fiz graduação em eng elétrica, trabalhei na área aeroespacial fiz mestrado e tou indo pro doutorado. O ruim é o Brasil ser essa merda.

Sobre relação com garotas, anda dificil achar alguém solteiro nessa idade, parece q todas as garotas já são comprometidas e n ter carro n ajuda com essa idade.

Não fiz escolhas erradas, vim de familia bem humilde e tudo que podia ter feito eu fiz, acho fiz boas escolhas. Acho que a idade dos 30 traz vários questionamentos e por isso ficamos assim...
12/09/2017 17h40
Kkkkk a minha também nao é ruim mas poderia ser bem melhor. Também gostaria de ter viajado mais, ter saido mais, conhecido mais pessoas. Mas é aquilo, obrigações e responsabilidades que tomam seu tempo e te fazem perceber que a vida é mais do que isso. Concordo com vc.heheh
12/09/2017 14h19
Meu pensamento é bem parecido com o seu assim, mas por algumas circunstancias não foi realizada ainda mas estou estudando, quero sempre mais não fico satisfeito com aquilo que tenho quero viajar conhecer alguns lugares, As vezes penso to com uma certa idade ja e não realizei oque eu queria as bate um desespero por causa disso que o tempo esta passando rápido mas tudo no seu tempo.
12/09/2017 13h46
Eu sou novo ainda. Mas penso muito nisso, dá um certo medo de chegar aos 30 sem histórias. O que mais me deixa puto, é morar nesse país miserável, sem expectativa de melhora. Queria muito ter a oportunidade de ir morar no exterior, se acontecer, acredite, é melhor agarrar com as mãos e os pés husahusa
12/09/2017 13h37
hahahaha eu tenho 29 anos querida....
E penso muito nessas questões também, e na verdade são variáveis intermináveis....
Desde o momento que você nasce, a sua formação familiar e a condição financeira e social da mesma, impacta diretamente nas suas decisões...

É legal ser mochileiro, sair pelo mundo, viajar, etc...??? Claro que é....
Mas e pra pessoas igual a mim, que com 16 anos tiveram que começar a trabalhar, que com 18 tiveram que sair de casa....as coisas não são tão fáceis...

Hoje me comparo muito com amigos que estudaram comigo, tenho meu carro, meu apartamento...estou muito bem de vida...e agora sim tenho condições de viajar, de conhecer e sem fazer loucuras...

O que você é hoje, é uma combinação de todos os fatores desde que você nasceu...e talvez nem sempre você teve todas as possibilidades que gostaria...e suas escolhas foram tomada em cima da tua própria realidade.

Mas nunca é tarde não é? Com planejamento, você pode começar a aproveitar a vida, viajar, conhecer as coisas da maneira que você deseja.

Mas fique tranquila, esse sentimento que tu tens é normal...eu mesmo fiz uma pergunta umas semanas atrás sobre essa crise dos 30 anos...é complicado.
anônimo
12/09/2017 13h35
Você tem apenas 30, a vida continua. Rs

Corra atrás do que você deseja/quer.
12/09/2017 19h59
Uai, mas 30 anos, não é o fim da vida, minha cara @Morena_29 kkk

No mais, te entendo perfeitamente, quando eu tinha uns 18 ou 19 anos, ficava fazendo planos, e imaginando como eu estaria quando eu tivesse 30 .
Já me via um executivo casado, com uma filha recém nascida, que já tinha conhecido metade dos países do mundo, rs.

Ainda tenho alguns anos pra chegar lá, e dá tempo de fazer isso tudo, haha.
Mas é besteira ficar se pressionando com isso. Essa crise dos 30 é normal nos dias de hoje, pois a geração anterior as coisas eram assim, e aconteciam precocemente. Minha mãe por exemplo, casou com 17 anos. Hoje é visto como muito cedo, mas antes era normal.
Hoje vivemos outros tempos, repare que no passado, as pessoas com 30 anos já tinham aspecto de "tiozão", com barriguinha e tudo, e já se podia perceber os primeiros sinais de envelhecimento, já na nossa geração, as pessoas se cuidam mais e preocupam mais com a saúde, com essa onda fitness, todo mundo querendo se alimentar bem e tal, conheço caras que aos 27 não tinha um centavo furado no bolso, e hoje tem 33 e vive o auge da sua vida, e aproveitando bastante, viajando, saindo, conhecendo pessoas.

È como se os 30 antigamente fosse os 40 de hoje.
Não precisa ser tão carrasca com você mesma.
Hoje em dia quem está com a vida feita aos 30, são a minoria da minoria, ainda mais na situação que vivemos no país.
Ainda dá tempo de fazer grande parte dos seus planos, então não precisa se sentir perdida, tá tudo sob controle, haha.
anônimo
13/09/2017 00h36
Equação difícil
26/11/2017 18h30
Te entendo perfeitamente! Acho que a vida desacelera e nos sentimos assim. Eu fiz muitas das coisas que gostaria mas também me sinto igual às vezes.
elas respondem
anônima
12/09/2017 20h04
Tenho 32 anos e me divorciei... mudei muitos planos pelo meu ex marido, que me traiu. Por algum tempo desejei voltar no tempo e nao ter me casado, até que um dia percebi que já tinha perdido quase 1 década com ele e se ficasse pensando nisso, perderia o resto da vida. Hoje me vejo diferente, sei que o divórcio foi a escolha certa pra mim. Nao olho para as coisas que poderia ter feito e nao fiz, pelo mesmo motivo, olhando pra trás, posso perder a oportunidade de algo que esteja no presente.
Keh
12/09/2017 13h37
Ja me sinto perdida com 18 anos imagina qnd estiver com 30
12/09/2017 13h45
É a crise dos 30. Conversei com a terapeuta sobre isso na semana passada. A gente tem um ideal de que aos 30, já teríamos cumprido uma porrada de objetivos, mas a verdade é que no momento atual é praticamente impossível ter uma vida financeira, pessoal, etc, sólida nessa terceira década!

Acho que comparamos muito com a vida dos nossos pais. Pelo menos os meus, aos 30, já tinham casa própria, carro, carreira. Aparentemente, pareciam estabelecidos. Eu, sou uma mulher perdida nesse mundão! hahahaha

É normal ter essa ansiedade, essa angústia. Sempre penso que no fim, de uma forma ou outra, as coisas vão se ajeitar. Mas te entendo e sei que é uma tortura ficar pensando sobre isso.
12/09/2017 15h51
Esse lance de crise dos 30 é balela.
Quem faz 18, olha pra trás. Quem faz 21, 50, 100.
Não tem idade.
É um peso que sentimos quando chega a maturidade. Quando se pára pra pensar o que vc andou fazendo da vida.
E eu acho algo saudável, fazer esse balanço.
De uns anos pra cá, faço esse balanço da minha vida em dezembro. Todos os anos.
anônima
12/09/2017 15h09
Sim, penso nisso o tempo todo...minba vida parou depois q tive meus filhos...
Vou demorar um pouco mais pra ter/realizar as coisas...o bom disso td eh q ele ja estao grandes e eles estarão praticamente criados qd isso acontecer:)
Esse ano faço 33
12/09/2017 13h50
Ainda não cheguei aos 30 e me sinto perdida, prefiro não pensar, viver cada dia apenas
26/11/2017 23h56
Você acabou de me descrever. Parece que quando os 20 e poucos vão chegando ao fim dá um clique e sua vida passa toda pela sua cabeça e vc fica NOSSA...O QUE EU FIZ? Também não estou nem perto de onde eu queria e fico extremamente mal e frustrada quando paro pra pensar nisso. Mas continuo correndo atrás dos meus sonhos e tenho certeza que quando a gente não desiste ás coisas acontecem, porém não no tempo em que a gente deseja
anônima
27/11/2017 02h38
Olá!
Tenho quase a metade da tua idade e, infelizmente, já vivi umas coisas em minha vida muito pesadas, como, por exemplo, ter perdido o meu pai de forma trágica, ser cruelmente incompreendida e ofendida em minhas escolhas profissionais por puro preconceito da família e notar falsidade e traição em pessoas que dizem ser amigas.
Assim, noto que a gente amadurece meio que na marra em dadas situações e acaba, por conta disso, construindo ou destruindo sonhos. O melhor, acredito, é não subestimar a vida, sempre ficarmos atentos aos sinais que ela dá, para que não sejamos surpreendidos lá na frente.
Enfim, aprender com as surpresas da vida e com nossos erros e com os do próximo, tbm, é algo muito valioso e, além disso, expectativas e frustrações são elementos que compõem nossa trajetória neste lugar.
anônima
27/11/2017 02h52
vivi com muita intensidade a vida desde a adolescencia. minha vida daria um livro, foram muitos contras. muitas barreiras do acaso para vencer. dentro de minhas limitacoes, fiz o melhor que conseguia por isso nao tive essa crise, apesar de so ter viajado o mundo pelo googlemaps