Sim, social-democracia onde há hierarquia e grande desigualdade de classes é balela. O Estado é apenas a ferramenta de manutenção do status quo. Veja que todas as ditaduras sul-americanas do século passado foram implementadas em sociais democracias, com uma ligação do tio Sam e meia dúzia de fardas novas para generais se derruba um presidente. É gelo fino, qualquer pulinho quebra. Allende, Goulart, Chaves(paraguaio, não o venezuelano), Isabel Perón que o digam.
Na social democracia o governo é, cedo ou tarde, subalterno ao sistema econômico e a classe dominadora. Vulgo bilionários, banqueiros, latifundiários. E a burguesia de terceiro mundo é putinha da burguesia de primeiro. Vulgo imperialismo. EUA não seria diferente de qualquer outra democracia se não financiasse guerras, ditaduras, movimentos separatistas, tivesse 800 bases militares pelo mundo, o dólar fosse a moeda global e metesse embargo a rodo nos outros. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Veja aí a visita do Xi Jinping aos EUA, acha que ele foi pra papear com o biden? O principal foi se reunir com musk, gates, os CEO do silicone valley. Não existe nacionalismo no que diz respeito a multinacionais, quando qualquer país pode ser sede de montagem de sua empresa.
Nesses casos que você citou é o contrário, a burguesia é subalterna ao governo. Pega aí a China, é porrada pra manter os bilionários no cabresto, manter o poder econômico a serviço do poder político. Olha o Jack Ma, foi falar merda e tentar criar uma bolsa de valores baseada no rentismo e especulação. Pegou um apavoro e sumiu quase um ano, agora tá fazendo start-up pra ajudar população rural.
O mesmo vale pra religião. Não tem bancada budista, taoísta, confucionista, monge Talkey falando merda demagoga pra jogar fiéis contra o governo. Aliás, membro do governo durante mandato não pode se envolver em manifestações religiosas, enquanto figura pública. Reza em casa. Não é estado laico, é ateísmo de Estado. Doidera? Mas tá funcionando.
EUA é a maior democracia do mundo e o país mais forte. Nem China e nem Rússia tem capacidade tecnomilitar de acabar com os americanos. Então sua conclusão não é bem verídica.
Além disso, nem todos chineses e russos são felizes nesses sistemas, muitos são infelizes mas não podem reclamar porque levam chumbo nas costas.
A verdade é que independente do sistema do país, uma hora ou outra a coisa pode mudar, infelizmente. Mas a democracia é o melhor dos sistemas justamente porque oferece o mínimo de liberdade. Porém, infelizmente, muitos países como o Brasil vem falhando em consolidar uma democracia plena.