a partir do ano que vem vou ter que votar. nunca me interessei por política e sei muito pouco sobre, mas quero pelo menos ter o mínimo de noção do que vou tá fazendo

elas perguntam
8 1
eles respondem
anônimo
09/01/2024 23h22
1. Leia livros e artigos: Comece lendo livros e artigos sobre política para entender os conceitos básicos e as diferentes correntes de pensamento. Alguns autores e obras clássicas que podem te ajudar são Maquiavel, Weber, Aristóteles, Montesquieu, entre outros.

2. Acompanhe notícias: Comece a acompanhar notícias políticas para entender o contexto atual. Isso te ajudará a entender os principais temas em debate, os diferentes partidos e seus posicionamentos, e os problemas enfrentados pelo país.

3. Participe de debates e discussões: Procure participar de debates ou discussões sobre política, seja em ambientes formais como salas de aula, ou em conversas informais com amigos e familiares. Isso te ajudará a desenvolver uma visão crítica sobre os assuntos políticos.

4. Conheça os partidos políticos: Pesquise sobre os diferentes partidos políticos do seu país, suas ideologias, propostas, programas e representantes. Isso te ajudará a entender suas opções na hora de votar.

5. Compreenda o sistema político: Estude o sistema político do seu país, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, as eleições, o sistema de representação, entre outros aspectos.

6. Participe de atividades políticas: Se sentir-se confortável, participe de atividades políticas, como comícios, debates eleitorais, e eventos relacionados a temas que te interessam.

7. Dialogue com diferentes pontos de vista: Procure entender diferentes pontos de vista sobre os mesmos assuntos, ou seja, ouvir opiniões de diferentes áreas políticas pode ajudar a elaborar uma visão crítica e mais plural.

Estudar política demanda tempo e esforço, então seja paciente consigo mesma e se dedique a aprender gradativamente. Lembre-se que uma sociedade democrática requer cidadãos informados e engajados politicamente. Boa sorte! :)
09/01/2024 23h30
A primeira coisa é: acompanhar páginas, comentários de postagens em redes sociais NÃO é aprender ou se informar sobre política. Fuja de tudo isso, que nenhuma dessas coisas servem pra você entender sobre o assunto nem se informar. É justamente aí que muita gente erra. Tá, mas e onde aprender então? Lendo livros ou artigos sobre ciência política, para aprender a concepção da área, além de pesquisar sobre correntes ideológicas ao longo da história, coisa que quase ninguém que fala de política faz, mas deveria fazer pra abrir a boca, até porque quase ninguém sabe o que significa direita, esquerda e centro (e ainda acha que ideologia se resume a isso). A partir disso, você consegue identificar correntes ideológicas de partidos e com quais pensamentos se identifica. Em seguida, pesquisar sobre a vida de candidatos, focando em suas ações e atuação na sua vida política. Por fim, e o mais importante, mas que absolutamente quase ninguém faz: ler os projetos de governo dos candidatos, pois lá é o que diz detalhadamente tudo o que ele planeja fazer se for eleito, com que dinheiro, tudo! Atualmente, as pessoas acham que ver postagem em rede social dá o direito de pagar de entendido e, pior, são esses que votam. Portanto, seja a diferença!
anônimo
09/01/2024 23h20
Tenho essa mesma dúvida, sempre tem fake News isso e aquilo.
anônimo
09/01/2024 23h29
Vou te deixar bons livros sobre política

A ética da liberdade, Rothbard
Democracia, o Deus que falhou- Hoppe
Marxismo desmascarado, Mises
O Livre mercado e seus inimigos, Mises
Ação Humana, Mises

A riqueza das nações, Adam Smith
O caminho da servidão, Hayek
09/01/2024 23h23
Entre em grupos políticos do Whatsapp.
09/01/2024 23h24
Pelo zap da vó
anônimo
09/01/2024 23h39
Se eu fosse você nem perderia meu tempo com política, eu já larguei mão dessa merda faz tempo.
10/01/2024 00h36
Leia livros com esse tema
elas respondem
anônima
10/01/2024 01h52
Existe faculdade para isso.