Oi. Tenho 21 anos e venho compartilhar um pouco da minha jornada aqui, em busca de desabafo e conselhos.

Desde que concluí o Ensino Médio, tenho me dedicado pra passar no vestibular de Medicina, que é meu sonho de vida. No início, ralei pra caramba pra aprender a estudar, porque nunca fui aquela aluna brilhante na escola, sabe como é. Aos poucos fui pegando o jeito e melhorando minha nota.

No ano passado, consegui passar em umas universidades públicas em Medicina, só que longe da minha cidade. Fiquei feliz e tal, mas resolvi não pegar a vaga porque quero tentar de novo passar na minha cidade, que é uma grande prioridade pra mim.

Aí, antes de voltar pra ralação do vestibular, resolvi encarar o concurso do Banco do Brasil. Sabe, tava cansada de estudar pro Enem, e a família toda me empurrou pra isso, imagino que cansados de me verem tentar tentar e não conseguir entrar na faculdade pública. Estudei firme e, em dois meses, pimba, fui aprovada (sinceramente, não esperava). Legal, né? Ou nem tanto...

O que tá me deixando preocupada agora é que me chamaram pra tomar posse no dia 26 de janeiro. Aí já viu, né? Tô com o maior medo de não conseguir equilibrar o trabalho de bancária com o sonho da faculdade de Medicina. Tô ciente de que são coisas bem diferentes, meu maior receio é não conseguir conciliar esse novo emprego com a busca pelo meu sonho na faculdade de Medicina. Esse medo cresce ao imaginar o dilema que poderá surgir caso eu seja aprovada no curso e precise deixar o emprego no Banco do Brasil (que é muito bom e blablabla). Já imagino os comentários e julgamentos dos meus parentes, que podem não entender a complexidade dessa situação.
Sobre o último Enem: eu acho que passo em algumas cidades, mas não sei na minha (que é bem concorrida). O resultado eu vou ter no final desse mês.

Enfim, precisava desabafar sobre isso tudo. Estou aberta a conselhos. Agradeço desde já qualquer comentário.

elas perguntam
12 10
eles respondem
anônimo
10/01/2024 21h03
Sabe que bancário só trabalha 6h, né? No meu 4° semestre de faculdade tomei posse num concursinho lixo. Consegui equilibrar as coisas. Mas você vira este meme abaixo:

10/01/2024 21h15
Eu assumiria o emprego no Banco. Vai pagar relativamente bem e dar independência financeira. Medicina tu teria que passar ainda, vai ficar anos estudando para depois ganhar alguma coisa. Se é seu sonho e seus pais conseguem te bancar até lá, aí já muda de historia.

Eu pegaria a vaga no Banco e, se fosse meu sonho, pagaria depois uma particular se fosse o caso, ou desse.
10/01/2024 23h19
Olha, parabéns pela conquista!!

Que escrita impecável, que estilo bom de ler. Esse tipo de texto é raro de ser visto por aqui com coesão, coerência, uso de vocábulo adequado. Realmente parabéns por tão pouca idade e tanto estudo.

Não sou nenhum especialista e dono da verdade, mas sou um pouco mais experiente (em idade) que você. Por isso vou falar o que penso.

Eu pediria fim de fila no banco do Brasil e continuaria estudando para medicina sem me importar com familiares e etc. Focaria em medicina por mais um ano, pois se vc assumir o cargo vai ficar cansada de estudar e os primeiros salários vai fazer vc repensar se quer estudar, uma vez que, vai querer ter um pouco de lazer. Ou seja, lazer e trabalho no banco vai consumir tempo de estudo.

Seria a minha escolha dada o seu nível de preparação. No entanto, minhas experiência não são as suas e cada um sabe onde o calo machuca.
anônimo
11/01/2024 01h54
Certo, vou te contar oq eu faria no seu lugar e tentar aconselhar da melhor maneira possível.

1 - Gostaria de começar com uma frase mt forte do homem que é considerado o mais rico de toda a história

Pois é, se vc vai trabalhar o dia inteiro, então é bem provável q n consiga estudar e apesar de q a frase dele foi em relação ao fato q qnd vc trabalha o dia inteiro vc não vai conseguir pensar e prosperar em um negócio seu que é algo bem mais difícil do q simplesmente estudar, mas eu acho importante q vc pega a ideia de q td é preciso ter investimento de tempo suficiente para q dê certo, se vc se dedicar a uma outra coisa tanto qnt um trabalho, então é mt improvável q faça o resto bem feito com dedicação necessária também.

2 - Ainda compartilhando dos pensamentos do homem mais rico de td a história a outra frase q ele diz

Essa é ótima pq é preciso de mt coragem e estudo para avaliar as opções e por seu coração na melhor opção msm que desista do que já está BOM, tem q ser INCRÍVEL e é isso q ele qr compartilhar conosco, logo, se vc foi aprovada no concurso do BB e vai ganhar ali um salário satisfatório inicialmente, então ok é algo q de fato pra qm n tem renda seria mt bom, mas se tem capacidade para passar em Medicina, então pq não almejar o ÓTIMO? Perda de tempo? Vc tem apenas 21 aninhos! Não tenha medo de desistir de um simples concurso do Banco qnd vc pode alcançar mt mais!

3 - Um salário de médico tb n se compara com um concursado do banco, além de q vc pode se aproveitar desse caminho e ter inúmeras conquistas fora do q vc vai conseguir se mantendo presa ao emprego do banco! Após formada vc vai ter um emprego garantido como médica, ter status social e vai conseguir ter um bom salário e posteriormente pode ser usado para conquistar a própria independência de montar seu consultório, ser dona de sua vida e n empregada.
anônimo
11/01/2024 01h36
Ué. Você trabalha e estuda ao mesmo tempo, quando passar pra medicina vc vai ter um emprego e arcar com as despesas da faculdade
10/01/2024 21h42
Não vai conseguir, até porque medicina é a maioria dos dias integral manhã-tarde, às vezes trocando por noite, e banco é o que, entrando às 8, 9?

Se é o seu sonho e pode ser sustentada, fale com seus pais. Tira esse ano pra trabalhar (se conseguir) e estudar mais para fazer novamente o vestibular. Boa sorte.
anônimo
10/01/2024 21h52
É muito sucesso num texto só. Passa o cheat.

Mas vou te perguntar uma coisinha, você já ganhou r$500 num dia de trabalho? Eu já.

Fui produtivo a esse ponto.
10/01/2024 21h40
Melhor um pássaro na mão do que dois voando.

Na sua situação, eu assumiria o emprego e continuaria estudando para medicina no tempo livre. Com isso, você afasta a pressão dos parentes para que tome um rumo na vida ao passo que continua correndo atrás do seu sonho.
Se um dia você conseguir a aprovação para a sua cidade, você larga o emprego no banco e foca totalmente no curso. Por isso, desde já, é importante que você poupe boa parte do salário e vá guardando em algum lugar que pague 100% do CDI. Desta forma, quando você for aprovada, já terá uma boa quantia para te manter.
anônimo
10/01/2024 21h31
Estuda para medicina!
Teus pais iriam ficar puto se tu deixasse de trabalhar no bb para fazer medicina na FEDERAL???não faz sentido kkkkkkk se fosse na particular teriam motivo...
Sem contar que o salario do bb como ensino medio não é lá essa coisas... Compensa mais vc estudar para medicina que é seu sonho e o salario é maior.
10/01/2024 21h06
Se sair da sua cidade for um problema para você, então terá que esperar uma oportunidade melhor chegar. Se você tem como se sustentar enquanto ela não chega, então vai enfrente. Caso contrário, tentar em outra cidade pode não ser tão ruim assim.
10/01/2024 20h59
Melhor desistir.
10/01/2024 21h02
A primeira pergunta é: Até quando seus pais podem te sustentar?
Porque a capacidade financeira dos seus pais bancarem seus estudos ou não muda completamente a resposta que eu teria para essa questão.
elas respondem
anônima
10/01/2024 21h07
Conciliar os dois vai ser a fase mais dura da sua vida, pq trabalho e estudo junto é pra fortes mas pensa que ganhar seu dinheiro seria bom pra caramba. Então ao menos tente, não desista da vaga e também não desista do seu sonho que é medicina, seja forte, você consegue!
Ademais: o que os parentes pensam é problema deles. Quando passar no curso e quiser sair do banco, reflita VOCÊ sobre isso e tome A SUA DECISÃO.
anônima
10/01/2024 21h39
Medicina é só para quem tem pais ricos. Eu já quis cursar medicina no passado fiz vários vestibulares para várias instituições diferentes como USP, UNICAMP, UFRJ várias vezes e não passei, deixei de ser trouxa de ficar gastando dinheiro com inscrição em vestibular. Os filhos dos ricos, passam nesses vestibulares pq as escolas que eles estudam já preparam para os vestibulares, e os que não conseguiram passar nas universidades públicas os pais pagam as mensalidades. Ou seja quem tem dinheiro paga a mensalidade e se forma e pobre ferrada ex aluna de escola pública como eu fica na merda sem condições.
anônima
10/01/2024 22h00
Acho que se é o seu sonho você deveria ter ido pra aquela faculdade pública, mesmo longe dá pra se virar e sobreviver.

Agora que já conseguiu um emprego, vá trabalhar enquanto estuda para a prova, caminho começado já é meio caminho andado, então continua estudando.

Várias pessoas trabalham e estudam, não é impossível. Só tem que ter garra e estar certa do que você quer.

E outra, eu jamais faria faculdade se não fosse pública, não gasto 1 real com faculdade, acho que prende muito e pra quem é pobre as vezes não compensa. Aí você que sabe.
anônima
10/01/2024 20h59
Parabéns, acredito que possa dar certo sim.
10/01/2024 21h50
Medicina é integral, já no começo do curso você tem aula de manhã, de tarde e às vezes a noite também, internato então nem se fala. Vai ter que escolher um dos dois.

Foca em passar, vc parece ser inteligente e depois escolhe o que você mais deseja para ti.
11/01/2024 01h44
Fique no concurso e estude pro ENEM pra passar em medicina; vc dá conta dos dois. Se passar, saia do emprego e peça pra seus pais segurarem a barra por 6 anos. Enquanto isso, junte um pé de meia.
anônima
10/01/2024 23h34
Depende muito do que vc quer pra sua vida... Se seu salário no BB for uns 15k, já está bom. Não precisa mais estudar, só curtir a vida. Se for menos de 10k, acho pouco. Medicina vai te dar 25k por mês no mínimo, isso é garantido. Vc terá bons contatos e vai conviver com a elite. Parece que vc gosta de estudar. Mas estudar e trabalhar não vai rolar. Medicina é um longo caminho... uns 12 anos de estudos. Se vc quer curtir a vida somente, e sem tantos luxos... fica no BB mesmo. Mas só vc sabe onde o calo aperta.
Antigamente tinha sonhos... hj apenas quero viver sem estresse e aproveitar minha juventude.
anônima
10/01/2024 21h08
vc vai ter 10 dias pra refletir depois de ver a sua média na página do participante. eu iria tentar o concurso de novo ano q vem caso atingisse o corte, no começo é muito difícil de conciliar as duas.
anônima
10/01/2024 23h02
Qual a sua pergunta?
anônima
10/01/2024 23h07
Dizem que trabalhar em banco é terrível.
Tem gente que até fica com depressão pq eles colocam metas absurdas de se alcançar.
Se os seus pais podem te bancar tenta mais um ano com muito afinco. O bom de medicina é que já sai da faculdade com emprego garantido.