Quero cursar física, é uma matéria que me interessa e tenho fascínio, mas além disso, penso que seria muito importante ter no currículo algo que seria considerado "difícil", até por ser uma graduação incomum e que exija raciocínio, cálculo e lógica.

Para quem tem experiência com o mercado de trabalho, esse fator faria diferença positivamente?

elas perguntam
7 3
eles respondem
anônimo
18/01/2024 17h03
Tente engenharia.
anônimo
18/01/2024 16h40
Existem empregos que exigem:
- Ensino Superior Incompleto = eles geralmente não levam em consideração um curso como melhor que o outro, exceto alguns contratantes raros. Em regra, eles preferirão um curso que tenha relação com a função, mas nem sempre há um curso específico, e a restrição é só preferencial. Física não seria considerada diferente de Administração, Ecologia e História, a menos que a vaga lide com uma dessas coisas.

- Ensino Superior Completo = neste caso, estaria contratando para a vaga de físico, que praticamente inexiste no Brasil. As vagas são mais para Professor de Física, que é a licenciatura, não o bacharelado. Repare bem nessa diferença.
18/01/2024 16h39
Se é para melhorar o currículo então não é por prestígio, uma simples leitura do verbete "prestígio" no Aurélio vai ser mais útil que cursar física.

Ter algo no currículo que não é tua área de atuação costuma gerar questionamentos sobre a sua escolha de carreira, às vezes pode ser um tiro no pé, depende de qual é tua área.
anônimo
18/01/2024 17h14
Física era a matéria que mais gostava quando estava no ensino médio. Ia cursar na Ufscar. Porém, por ser jovem, fui influenciado a cursar direito e prestar concursos públicos. Disseram que essa era uma melhor escolha de carreira. Foi uma das piores escolhas que fiz na vida. Claro, hoje tenho uma carreira estável e um bom salário, mas, de que adianta? Todo dia tenho que vir para esse antro, fazer as mesmas tarefas repetidas vezes, com um pessoal encostado, sem entusiasmo, e onde a criatividade e a inovação são inibidas. Enfim, acho que é preferível ir para onde seu coração te levar.
anônimo
18/01/2024 16h38
Olha
18/01/2024 16h46
Pode ser que abra algumas portas para alguns processos seletivos de estágio e trainee, principalmente para algo na área de exatas mesmo. Mas não será diferencial para nada.
Se você quer algo que exija ainda mais raciocínio, cálculo e lógica, faça uma engenharia. Abre ainda mais portas que um curso de física.
18/01/2024 18h33
Não faça por prestígio, ou faça por grana ou faça por amor.
elas respondem
anônima
18/01/2024 16h59
Só sei que é melhor que cursar Direito. O diploma de Direito não te permite trabalhar em NADA, você tem que fazer mil provas pra conseguir trabalhar. A menos que seja seu sonho trabalhar em algo que precisa desse diploma, curse QUALQUER COISA, menos Direito.
18/01/2024 16h39
Apesar de ser uma das áreas com uma das maiores carências de professores e/ou pesquisadores, não é bem assim que funciona. Você pode cursar até Engenharia Naval ou Aeroespacial, mas se não se destacar no atual mercado de trabalho altamente concorrido e fazer os networks e estágios necessários durante seu curso, você só será mais uma formada em física. Você terá sempre que incrementar sua graduação com pós-graduações, experiências de trabalho etc. Caso você encontre uma "peixada", aí fica mais fácil.
anônima
18/01/2024 18h30
A área de IA costuma pegar pessoas da Matemática e da Física porque faltam profissionais qualificados no mercado e essas pessoas possuem um bom nível de abstração.
Mas o que faz diferença no mercado de trabalho, pelo menos hoje em dia, é experiência e bons contatos.