elas respondem
Acho que em certa medida sim, mas tem outros fatores que também influênciam
A comparação entre os países é equivocada, visto que a mesma pobreza que atinge os EUA não é a mesma existente na Índia. A cultura relacionada às mulheres na África não é a mesmo existente na Ásia, por exemplo.
A ligação direta com a violência é a disputa pelo poder econômico. é promovido pela necessidade desenfreada pelo consumo ou do acúmulo de riqueza. Esse sim é o motivo que desencadeia a violência em todas as camadas sociais, mas sim, os mais atingidos sempre será o mais vulneráveis.
Sim, porém não é fator único para a violência.
eles respondem
Talvez. Você trouxe uma boa reflexão. Veja o mapa de países por pib per capita.
Os países do lestes asiático são tão ou mais pobres que países da América Latina, MAS não são tão violentos. Lá, não existe o argumento estúpido de "roubar porque está com fome" ou, em casos extremos e que já vi militante do PSOL verbalizando: "matar porque estava roubando para comer".
Eu queria muito que um defensor de "A pobreza gera violência" dissesse qual o pó mágico que faz com que a pobreza do leste asiático não gere violência, sem, é evidente, cair em contradição e culpabilizar a cultura, a homogeneidade racial, a política local...
De modo geral, influencia sim, mas está mais atrelado à desigualdade de renda. O quanto influencia vai depender do tipo de violência. Se for homicídio, temos essa desigualdade, o baixo acesso à educação, tráfico... Enfim, precisa analisar cada caso para saber o grau dessa influência
Lógico que sim, esse exemplo da Índia está mais ligado a religião.
Claro! Países de 3 e 5 mundo são violentos pq? Países com econômia estabilizada não se vê isso
As vezes sim e outros fatores,os paises deveriam sobrar milhoes de empregos para não poder darem essa desculpa
Sim, pobre é um desgraça.
Com certeza, influencia, e isso não é passar pano pra vagabundo como muitos dizem por aí, é apenas um fato. Acho que se a pessoa matou uma pessoa ou pelo menos tentou, seja em um assalto ou algo do tipo, deve ser presa. Porém, o correto seria os órgãos competentes averiguar o porquê disso tudo e começar a trabalhar nisso para que mude, mas ninguém quer trabalhar para mudar isso. Que nasce e cresce numa periferia passando fome, sem água, sem luz, vendo os pais sofrerem, sem duvida crescerão com esse ódio dentro de si e com se tornarão presas fáceis do crime organizado, afinal só querem soldados para morrerem. É um tema complexo, mas sem duvida, a desigualdade estimula a violência.
Muitas coisas influenciam a violência de um país/região.
Eu acredito que o maior vetor da violência é a falta de emprego. Inclusive, eu acho que eu comentei sobre isso com você em outra pergunta, comparando regiões do Brasil onde o desemprego estava menor e como isso influenciava na criminalidade. E como regiões do nordeste que havia mais desemprego, influenciava nas taxas de homicídios e roubos. Uma pessoa sem um emprego, sem renda, ela acaba sendo "forçada" a ir para a criminalidade por que como ela vai comer e vestir? A pobreza em si não é justificativa, se ela tem um emprego, ela come, ela bebe, ela veste, ela tem um lugar para morar, mesmo que simples, não tem nenhuma razão para partir para a criminalidade, a não ser que seja por ganância ou por querer mais, mas aí entramos em um debate mais profundo.
Outras coisas que podem influenciar na taxa de criminalidade é a falta de um sistema de justiça rápida e firme, políticas sociais básicas como acesso à educação, saúde e ao policiamento. A presença de uma polícia bem treinada em todos os lugares é importante para inibir e intimidar criminosos. A cultura do país também é importante, países com uma população mais pacifista faz muita diferença. Fora isso, não tem outro motivo, o resto são desculpas.
O problema dos Estados Unidos é mais cultural. É um país extremamente consumista e ganancioso, cuja população acredita que você ter mais ou menos dinheiro é sinal de "sucesso pessoal", e nem tudo se resume a dinheiro e gastança. Praticamente não existe mais influência da religião nos EUA, e quando existe, é de uma forma totalmente radical e deturpada. A liberdade americana é boa, mas também tem seus custos, que alimenta diversas ondas e correntes de pensamentos delirantes. Muita gente ali é influenciada por pensamentos extremistas de ódio e violência, mistura isso a um país onde em muitos lugares você tem acesso a armas de fogo com extrema facilidade, não tem erro. O problema é complexo.
Sim, todo pobre é bandido.