Finlândia é eleita país mais feliz do mundo; Brasil está em 49º

Os brasileiros estão mais tristes – essa foi a constatação do World Happiness Report de 2023, estudo anual que classifica a felicidade global em mais de 150 nações ao redor do mundo. Em comparação com o ano passado, o Brasil caiu 11 posições no estudo anual e foi do 38º para a 49º lugar.

Supervisionado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável, o relatório é lançado todos os anos em homenagem ao Dia Internacional da Felicidade. O ranking é baseado em dados de fontes como a Gallup World Poll, alavancando seis fatores principais: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.

“Os países nórdicos merecem atenção especial em razão de seus níveis gerais altos de confiança pessoal e institucional”, dizem os autores do relatório.

O que torna a Finlândia tão feliz? De acordo com os especialistas da Universidade de Aalto, existem vários fatores-chave. “O país parece se destacar devido à capacidade do regime de bem-estar finlandês de ajudar seus cidadãos a se sentirem cuidados”, diz o professor Frank Martela. “Benefícios de desemprego relativamente generosos e assistência médica quase gratuita ajudam a mitigar as fontes de infelicidade, garantindo que haja menos pessoas altamente insatisfeitas com suas vidas.”

O planejamento urbano da Finlândia também faz com que as pessoas se sintam saudáveis ​​e seguras. “O ambiente desempenha um grande papel na felicidade, o que torna muito importante o tema da promoção da saúde nas cidades”, diz Marketta Kyttä, professora da Aalto University.

Os 10 países mais felizes são:

1 - Finlândia
2 - Dinamarca
3 - Islândia
4 - Israel
5 - Holanda
6 - Suécia
7 - Noruega
8 - Suíça
9 - Luxemburgo
10 - Nova Zelândia

Os 10 países mais infelizes são:

1 - Afeganistão
2 - Líbano
3 - Serra Leoa
4 - Zimbábue
5 - Congo
6 - Botsuana
7 - Malauí
8 - Comores
9 - Tanzânia
10 - Zâmbia

Fonte: bit.ly/421PAEN

eles perguntam
2 5
elas respondem
11/03/2024 04h43
Eu acho que para o Brasil estar num patamar maior nesse ranking de felicidade vai demorar muitos anos, parece até uma realidade distante. É bem triste ver a situação do país em comparação com os outros países desenvolvidos, na educação, na economia, saúde, enfim.

Não me considero totalmente feliz aqui, mas dá para viver né rs.
anônima
11/03/2024 08h08
Comum o brasileiro ser infeliz. A gente luta e não sai do canto, é um sufoco pra ter algo e muitas vezes sequer consegue comer bem...
eles respondem
11/03/2024 06h00
Vejo países com boa estrutura política e social felizes nessa lista... Demais, são pobres e vivem em guerra.

Países justos deixam as pessoas felizes. Onde quem tem o básico vive bem. Isso influencia bastante.
11/03/2024 08h17
Só levaram em consideração a economia e qualidade de vida. Esses países europeus têm muitos suicidas e o clima frio e nublado deixa tudo mais depressivo
19/01/2024 03h23
Serei infeliz em qualquer lugar que existam leis.
22/03/2024 16h27
Indiferente

O pior do Brasil são os brasileiros
22/03/2024 23h05
Relativamente feliz