A Finlândia adotou uma política de "Moradia Primeiro", que oferece às pessoas em situação de rua uma moradia permanente e independente, em vez de acomodações temporárias. Essa estratégia tem sido bem-sucedida em reduzir a pobreza e a exclusão social entre os sem-teto.

O sucesso é tanto o país chegou a zerar a quantidade de pessoas de rua em alguns momentos, e atualmente a quantidade só vem diminuindo.

A Finlândia é um dos países com melhor IDH da Europa, tem um dos salários mais altos do mundo, algo em torno de 3,800 euros, por volta de 20 mil reais por mês. Os serviços públicos são de qualidade e o orçamento público é transparente e com baixos níveis de corrupção. A Finlândia também tem sido um grande exemplo na área de educação, encabeçando vários rankings educacionais.

eles perguntam
7 6
elas respondem
23/01/2024 14h15
O governo de encarregando dos problemas da classe baixa, como deveria ser. Perfeito.
23/01/2024 23h21
Sabia. O Estado promovendo bem-estar a população vulnerável, ou seja, se fosse aqui seria uma gritaria. Embora a Finlândia seja menor do que muitos Estados do nosso país e pertencente ao eixo europeu, ou seja, exploradores de riquezas alheias.
Nosso país com a dimensão infinitamente maior do que a Finlândia, tem programas habitacionais de saúde de educação, tudo público e por aqui é desvalorizado por muitos, em prol da heresia de um estado mínimo.
21/01/2024 14h46
País onde o povo não é corrupto, logo os políticos corruptos não tem vez, aí o país é desenvolvido e o povo usufrui disso
24/01/2024 01h44
Paises com predominancia de ateus tem um forte senso comunitario, norte europeu é um otimo exemplo.
23/01/2024 14h11
Acabei de saber
anônima
23/01/2024 16h21
Outro nível
anônima
25/01/2024 00h10
aproveitando o textão, tu podia ter deixado a font.
eles respondem
23/01/2024 17h42
Lá é o contrário daqui na mentalidade. Brasileiro adora a máxima "Brasil é rico, o ruim é o brasileiro".

Finlândia de riqueza natural tem praticamente nada e importa quase tudo, acho que só madeira e um ou outro minério que exportam. Então a riqueza deles é o próprio povo. Educação, saúde e segurança universal. Criminalidade não compensa porque não há muita desigualdadade e falta de oportunidade, rapidamente um fudido se reerguer na vida.

Também pesa o fato de ter apenas 5milhões de habitantes e ser relativamente pequeno. Não demanda mega estruturas para integrar o país.

Aqui o próprio povo cai na conversa de assistencialismo ser ruim, coisa de vagabundo. Desconsiderando a vasta literatura comprovando os benefícios socioeconômicos de um bolsa família, por exemplo.

Falta mais esse senso de coletividade.

Esses dias vi um podcast bem legal com o Kiko Loureiro, tá casado com uma finlandesa e vivendo por lá. Legal a visão dele:

21/01/2024 14h51
Aqui no Brasil, quando se tem bons programas sociais, as pessoas já falam que é coisa de comunistas.

Se o Brasil tivesse feito uma reforma agrária após abolição da escravidão, nos não teríamos tantas favelas, igual aconteceu nos EUA, lá não tem favela.

O Brasil poderia se espelhar no programa social de moradia de Singapura.
23/01/2024 17h24
O que moravam, morreram no inverno.
anônimo
23/01/2024 17h31
É mesmo? Aí tu quer dizer o que com isso?
anônimo
23/01/2024 17h46
Lembram que o Lula disse que iria transformar o Brasil em uma Finlândia? Só faltam três anos para a gente ficar desse jeito.
anônimo
25/01/2024 00h04
Esse é o lado bom do comunismo.