Esta foi a primeira vez que os Estados Unidos usaram o método da asfixia por nitrogênio para executar um prisioneiro condenado à morte. O caso ganhou repercussão e foi alvo de questionamentos por órgãos que defendem os direitos humanos.

Os advogados de Smith tentaram reverter a execução até o último momento. No entanto, a Suprema Corte dos Estados Unidos negou os recursos e determinou que a operação prosseguisse.

Smith recebeu a última refeição na manhã de quinta-feira. De acordo com as autoridades penitenciárias, ele comeu bife, batatas fritas e ovos. Qualquer alimento sólido foi proibido a partir das 10h (13h, em Brasília)

A execução começou às 19h53, pelo horário local (22h53, em Brasília). Cinco jornalistas foram autorizados a acompanhar o procedimento através de um vidro. Parentes do prisioneiro também estavam no local.

Antes do início da execução, Smith fez uma declaração final afirmando que a humanidade estava dando um passo para trás, em referência ao método usado para a morte.

Ele também mandou um recado para os parentes: "Vou embora com amor, paz e luz", disse ele, segundo uma das testemunhas. "Amo todos vocês."

Smith foi declarado morto às 20h25 (23h25, em Brasília).

Às vezes questionamos se essa é a melhor saída para os presos, tendo em vista que as maiores potências, China, EUA e Japão ainda executam criminosos perigosos. Mas quando você pensa o que esse monstro fez com a mulher, por que devemos ter pena e dar uma chance a alguém que matou outra pessoa? Enfim, é uma reflexão interessante.

FONTE: https://shorturl.at/astY9

eles perguntam
5 10
elas respondem
26/01/2024 13h07
Acho complicado, pq se for procurar, vamos ver VÁRIOS casos de gente que vai presa injustamente. Claro que tem os que foram presos com razão né, óbvio. A questão é se a gente tem um sistema justo o suficiente pra querer aplicar esse tipo de coisa.
26/01/2024 12h23
Devido às minhas crenças, não defendo a pena de morte, mas sim a prisão perpétua. E não só a minhas crenças, mas inocentes já foram mortes por pena de morte. Como sou cristã, e visto esse fato que levantei, acho que a prisão perpétua para criminosos asquerosos seja o mais cabível
anônima
26/01/2024 13h07
Eu sou cristã e não defendo a pena de morte, porém, se é pra ter, teria sido muito melhor ter voltado a cadeira elétrica, que mata em uns 2 minutos. Esse cara pelo visto demorou pra morrer.

Edit: fora que morrer por gás remete à câmara de gás que matou muita gente na Segunda Guerra, acho um método muito mais torturante que a cadeira elétrica
26/01/2024 14h11
Isso deveria ser feito com bandidos e traficantes
26/01/2024 12h42
Alguns criminosos são irrecuperáveis, portanto acho justo sim aplicar a pena de morte, independente do método.
eles respondem
anônimo
26/01/2024 12h13
"Condenado por assassinar uma mulher em 1988".

E demorou tudo isso de tempo pra mandarem pra vala.
26/01/2024 12h56
No Brasil um monte de gente negra e pobre iriam morrer por nada. Essa é a realidade da nossa "justiça, que deveria se chamar injustiça.
26/01/2024 13h13
Isso é morte por tortura. Ele ao menos foi sedado? Bizarro. Eu preferiria morrer fuzilado, tá doido. Até pra abater animal se dão ao trabalho de sedar.

Países como Bélgica já fazem eutanásia há mais de 20 anos. Colocam o paciente em um sono e em menos de 1 minuto ele morre. É um combo de embutramina, pra paralisar o corpo e a respiração, mas com tetracaína, um anestésico poderoso pra evitar dor. Sem sofrimento. Cê primeiro dorme e depois apaga.

Nitrogênio te asfixia, cê vai convulsionar legal até sufocar. Imagina o desespero, ainda mais amarrado a uma maca.

Não tenho pena do cara, matou e merece morrer. Mas acho que o Alabama faz isso mais pra ter um efeito moral e vagabundo pensar duas vezes antes de fazer merda. Fora que tá ficando caro arrumar os ingredientes da injeção, muitas farmacêuticas estão se negando a fornecer pra esse fim.

Vão esperar algum procedimento desse dar errado igual a injeção letal, o cara ficar apenas em estado vegetativo ou o que for, pra terem outra brilhante ideia.
anônimo
26/01/2024 13h14
Sou contra, não por dó de bandido, mas porque morto não paga pelos crimes, deveria ter pego uma perpétua em uma solitária, seria uma punição mais forte.
26/01/2024 15h05
Qualquer crime independentemente do método usado que seja passível de morte se aplicado no Brasil iria resultar em merd@, o nosso sistema jurídico é muito frágil, ou seja, muita gente inocente morreria.
anônimo
26/01/2024 13h23
Apenas prisão perpétua. E com o pedofilo porque ha o abusador e o pedofilo mesmo, o pedofilo de fato é doente e precisa de tratamento em clinica.
E essa semana 2 mulherees mãe e filha mataram uma criança menina de 9 anos com 30 facadas a troco de nada, a pena precisaria ser no mínimo 40 anos, no mínimo
anônimo
26/01/2024 13h32
N defendo atrocidades humanas e acho isso um verdadeiro caos pq existem de fato monstros entre as pessoas q fazem coisas absurdas, porém, acho q viver aprisionado feito um rato pro resto da vida já seja suficiente, até pq mts são presos injustamente e precisam de tempo em alguns casos para a vdd vir à tona de fato.
anônimo
26/01/2024 13h12
Eu acharia o ó
27/01/2024 09h28
Eu sou contra a pena de morte prefiro a prisão perpétua