Na minha opinião claro que sim veja Japão Cingapura e Coreia do Sul poucos recursos naturais é super desenvolvidos e veja Venezuela República do Congo Nigéria e Índia ricos em recursos naturais E super pobres na minha opinião a chave do sucesso do país e a engenhosidade de seu povo enfim qual a sua opinião dei a minha

eles perguntam
4 7
elas respondem
28/01/2024 09h09
Pode sim, eles são exemplos. E o Brasil, com toda a riqueza natural que tem, tem o triplo de potencial que esses países têm, mas não tem utilizado isso
anônima
28/01/2024 15h53
sim,.basta explorar os recursos de outros países
28/01/2024 09h33
Óbvio, e o contrário tmb, olha o Brasil, cheio de recursos naturais mas pobre.
28/01/2024 19h48
claro, se você explorar todos os recursos naturais de outros países
eles respondem
28/01/2024 09h29
Não sei. Papo muito complexo pra se debater a nível de conversa de boteco.
28/01/2024 09h13
Claro que pode
anônimo
28/01/2024 09h16
Sim, um país é rico pelo volume de trocas voluntárias entres pessoas do próprio país e de outros.
28/01/2024 09h53
Você mesmo já citou exemplos. O que mais dá dinheiro hoje, é tecnologia.
28/01/2024 10h21
O importante é ter tecnologia, e nossa tecnologia é basicamente da agroindústria e do setor bancário (juros altos, conhecimento elevado da área, que viabiliza automatizar). O Brasil tem muito do famigerado nióbio, que vai ser usado em baterias elétricas e em ligas na indústria automobilística para reduzir o peso, mas ele não enriquece a gente porque é pouco usado, e existem outros metais que são até mais preocupantes e que são muito usados, como cobre. As pesquisas e inovações são praticamente produzidas pelas UFs, a indústria não se importa e usa tecnologias arcaicas, ineficientes e caras. Claro que o lucro e riqueza serão menores enquanto trabalharem no século passado.
28/01/2024 19h47
Luxemburgo também não tem muitos recursos naturais e é o país mais rico do mundo.

Hoje em dia quem tem dinheiro são países industrializados, aqueles que vendem ao mundo produtos de alto valor agregado. As indústrias de tecnologia tem dominado o séc 21, não a toa que EUA e China investem nessa área.

Infelizmente o Brasil ainda teima em investir nos produtos primários, que também dá dinheiro, mas não tem muito valor agregado.
28/01/2024 19h56
Claro, mas se um país usar de seus recursos naturais, além de desenvolver tecnologia e exporta-la. Aí não tem para ninguém, é o caso dos EUA e China, Índia, Austrália.

Mas as coisas não são tão simples assim, a diversas variáveis que influenciam na geopolítica mundial, quem está no topo não quer concorrência e faz de tudo para os outros não crescerem.