Tenho parda na minha certidão (mãe negra e pai Branco)
Quando tenho que responder como me indentifico respondo negra pq pra mim pardo é negro... estou enganada? Deveria responder parda? Acho isso tão confuso...
Pq sou miscigenada então pros brancos sou preta pros pretos nem tanto e pra mim sou negra...
Que rolo pqp. ...

elas perguntam
22 11
eles respondem
30/01/2024 10h10
Pardo é pardo.
Negro é negro.
Simples assim.
30/01/2024 11h31
O pardo sempre tem este problema de encaixe, só digo uma coisa: Pardo é pardo, negro é negro, branco é branco. Na minha opinião, o pardo carrega as características das duas raças, mas não o suficiente para dizer que é uma delas. Pode haver pardo claro e pardo escuro. Em resumo, se tem dúvidas, é porque é pardo. Viva os pardos! O mundo será nosso.
30/01/2024 10h22
Negro- café.
Branco - leite.
Pardo - café com leite. Pode ter mais café, pode ter mais leite, pode ser meio a meio.

Se você não é branca nem negra, é parda. Famosa morena.
30/01/2024 10h14
essa autoclassificação acabou virando mais uma questão identitária/política - tenho nada contra isso, aliás.
Mas se for ver de um modo prático, classifica tons de pele de pessoas miscigenadas (todos nós no br) que se situam entre o branco e o preto, nas mais diferentes gradações
30/01/2024 13h48
Não, estatuto da igualdade racial que coloca tudo no mesmo balaio. Para o IBGE é diferente.

No Brasil não existe apenas mistura entre negro e branco, no norte do país, a mistura é entre branco e indígena, que também são pardos (mestiços), inclusive, pretos não sofre tanto preconceito lá pelo norte do país, as pessoas acham que é algum oficial do exército, até um status.
30/01/2024 10h49
Meu documento ta escrito pardo, e tem muita gente que me chama de alemão kkk porque tenho cabelo meio ruivo e tenho a pele clara, então não pardo não é negro, pardo é pardo, é quem nem o @HawkVanguard falou " Pardo é pardo.
Negro é negro. "
30/01/2024 10h18
No Brasil o que importa é praticamente só a cor da pele. Se a sua pele for parecida com dos nativos (ou seja, que não tem origem de imigrantes nas gerações recentes) africanos, você é negra, se parecer mais com dos nativos europeus, é branca, se for algo entre os dois, é parda. Pronto. Não existe a menor necessidade de criar confusão em torno disso. Essa é a identificação brasileira de cores. Às vezes colocam o cabelo no meio em uma situação específica (pele branca + cabelo crespo = pardo), mas a maioria das pessoas não coloca e vai só pela cor da pele. A confusão vem por algumas pessoas quererem importar distinção de cores de outros lugares. Por exemplo, na Europa eles dão mais importância aos traços do rosto do que à cor da pele, e nos EUA pardos não existem (porque negros eram segregados da sociedade, coisa que não aconteceu aqui). É só parar de querer importar conceitos que funcionam só em outros países que a confusão deixa de existir.
anônimo
30/01/2024 10h13
Pardo é moreno.
Negro é negro.
30/01/2024 13h28
" pq pra mim pardo é negro " antropologia discorda disso !!!
30/01/2024 14h33
As cores são pardas ou preta.

Negra é a junção das pessoas pardas com as pretas.

Então quando vc fala ser pardas vc fala de você!! Quando vc fala negra, vc tá falando do grupo que vc faz parte.
30/01/2024 23h08
Para o IBGE, pretos e pardos são negros, inclusive, para aplicação de cotas em concursos públicos e demais certames, as cotas se aplicam a pardos e pretos.
30/01/2024 18h19
Para o IBGE pretos e pardos são classificados como negros.
30/01/2024 18h04
Mestiça eu acho não sou especialista
30/01/2024 15h59
Uma pessoa negra clara.
anônimo
30/01/2024 15h35
Que rolo em? Deveras importante isso. Certeza q and tiver a resposta vai cair 1 milhão na conta, pq algo tão intrigante assim é foda msm.
anônimo
30/01/2024 14h31
Se tu for se basear em exemplo cota racial, pardo é considerado negro.
anônimo
30/01/2024 14h25
Não, do jeito que vem sendo usada essa palavra.
30/01/2024 14h15
Veja, pardo é uma mistura de raças, assim como caboclo, mameluco.... Simplesmente assim.
Existe mulheres paradas que são lindas.

Aposto que você é!
30/01/2024 14h14
Não tem problema em você se identificar como negra. Procure estudar por um assunto chamado Colorismo. O Mano Brown fala muito sobre esse termo em seu podcast.
30/01/2024 10h11
Se ta na certidão que vc é parda, então está errada em dizer que é negra
30/01/2024 13h38
Seria muito negra
30/01/2024 10h17
meus pais são pardo claros, mas muita gente fala que eu sou branco. Nunca sei.
elas respondem
30/01/2024 14h05
É assim: duas cores misturadas formam outra cor nova, uma cor misturada não pode ser chamada de uma das duas cores, você não chama cinza de preto ou de branco, você chama de cinza.

Mesma coisa com a cor de pele, se tem mistura não é nem um nem outro.
30/01/2024 10h10
Eu nem sabia que existia gente parda até entrar neste site. Aqui usamos outras expressões. Mas pardo não é negro.
30/01/2024 10h10
Também tenho mãe negra e pai branco, mas vim mais branca que bicho de goiaba! kkkk
anônima
30/01/2024 14h17
É porque o "pardo" é o famoso light skin. Mas aqui no Brasil, esse conceito de cor é um pouco complicado, já que as pessoas são miscigenadas, em sua maioria.
Light skin seria o negro de pele claro,que as vezes é confundido com branco. Pode ter ou não cabelo crespo, as vezes cacheado... por aí vai.
30/01/2024 18h32
Eu já trabalhei pro IBGE e pardo pra eles é a mesma coisa que mestiço, não necessariamente seria um negro de pele clara.

Exemplo: filho de branco com amarelo (asiático) = pardo.
30/01/2024 14h42
Eu diferencio pardo de negro, porque não dá para excluir os traços brancos da pessoa. Negro tem características negroides predominantes com pele escura, branco com características europeias (amplo) predominantes com pele clara. Pardo tem ambas características, a pele podendo variar um pouco o tom, mas sempre uma mistura dos dois.

É lindo e puramente brasileiro. :)
anônima
30/01/2024 14h34
Não.
30/01/2024 14h32
Ahhh pronto, se tu não é negra e nem branca tu é o quê?
30/01/2024 14h15
O pardo é fruto de uma miscigenação, se não me engano
30/01/2024 14h03
Bota rolo nisso. Eu nem sei o que eu sou
anônima
30/01/2024 10h25
Tenhonoai perdo e minha mãe era branca sou parda mas todos me chamam de preta por aqui