eles respondem
Pardo é pardo.
Negro é negro.
Simples assim.
O pardo sempre tem este problema de encaixe, só digo uma coisa: Pardo é pardo, negro é negro, branco é branco. Na minha opinião, o pardo carrega as características das duas raças, mas não o suficiente para dizer que é uma delas. Pode haver pardo claro e pardo escuro. Em resumo, se tem dúvidas, é porque é pardo. Viva os pardos! O mundo será nosso.
Negro- café.
Branco - leite.
Pardo - café com leite. Pode ter mais café, pode ter mais leite, pode ser meio a meio.
Se você não é branca nem negra, é parda. Famosa morena.
essa autoclassificação acabou virando mais uma questão identitária/política - tenho nada contra isso, aliás.
Mas se for ver de um modo prático, classifica tons de pele de pessoas miscigenadas (todos nós no br) que se situam entre o branco e o preto, nas mais diferentes gradações
Não, estatuto da igualdade racial que coloca tudo no mesmo balaio. Para o IBGE é diferente.
No Brasil não existe apenas mistura entre negro e branco, no norte do país, a mistura é entre branco e indígena, que também são pardos (mestiços), inclusive, pretos não sofre tanto preconceito lá pelo norte do país, as pessoas acham que é algum oficial do exército, até um status.
Meu documento ta escrito pardo, e tem muita gente que me chama de alemão kkk porque tenho cabelo meio ruivo e tenho a pele clara, então não pardo não é negro, pardo é pardo, é quem nem o
@HawkVanguard falou " Pardo é pardo.
Negro é negro. "
No Brasil o que importa é praticamente só a cor da pele. Se a sua pele for parecida com dos nativos (ou seja, que não tem origem de imigrantes nas gerações recentes) africanos, você é negra, se parecer mais com dos nativos europeus, é branca, se for algo entre os dois, é parda. Pronto. Não existe a menor necessidade de criar confusão em torno disso. Essa é a identificação brasileira de cores. Às vezes colocam o cabelo no meio em uma situação específica (pele branca + cabelo crespo = pardo), mas a maioria das pessoas não coloca e vai só pela cor da pele. A confusão vem por algumas pessoas quererem importar distinção de cores de outros lugares. Por exemplo, na Europa eles dão mais importância aos traços do rosto do que à cor da pele, e nos EUA pardos não existem (porque negros eram segregados da sociedade, coisa que não aconteceu aqui). É só parar de querer importar conceitos que funcionam só em outros países que a confusão deixa de existir.
Pardo é moreno.
Negro é negro.
" pq pra mim pardo é negro " antropologia discorda disso !!!
As cores são pardas ou preta.
Negra é a junção das pessoas pardas com as pretas.
Então quando vc fala ser pardas vc fala de você!! Quando vc fala negra, vc tá falando do grupo que vc faz parte.
Para o IBGE, pretos e pardos são negros, inclusive, para aplicação de cotas em concursos públicos e demais certames, as cotas se aplicam a pardos e pretos.
Para o IBGE pretos e pardos são classificados como negros.
Mestiça eu acho não sou especialista
Que rolo em? Deveras importante isso. Certeza q and tiver a resposta vai cair 1 milhão na conta, pq algo tão intrigante assim é foda msm.
Se tu for se basear em exemplo cota racial, pardo é considerado negro.
Não, do jeito que vem sendo usada essa palavra.
Veja, pardo é uma mistura de raças, assim como caboclo, mameluco.... Simplesmente assim.
Existe mulheres paradas que são lindas.
Aposto que você é!
Não tem problema em você se identificar como negra. Procure estudar por um assunto chamado Colorismo. O Mano Brown fala muito sobre esse termo em seu podcast.
Se ta na certidão que vc é parda, então está errada em dizer que é negra
meus pais são pardo claros, mas muita gente fala que eu sou branco. Nunca sei.
elas respondem
É assim: duas cores misturadas formam outra cor nova, uma cor misturada não pode ser chamada de uma das duas cores, você não chama cinza de preto ou de branco, você chama de cinza.
Mesma coisa com a cor de pele, se tem mistura não é nem um nem outro.
Eu nem sabia que existia gente parda até entrar neste site. Aqui usamos outras expressões. Mas pardo não é negro.
Também tenho mãe negra e pai branco, mas vim mais branca que bicho de goiaba! kkkk
É porque o "pardo" é o famoso light skin. Mas aqui no Brasil, esse conceito de cor é um pouco complicado, já que as pessoas são miscigenadas, em sua maioria.
Light skin seria o negro de pele claro,que as vezes é confundido com branco. Pode ter ou não cabelo crespo, as vezes cacheado... por aí vai.
Eu já trabalhei pro IBGE e pardo pra eles é a mesma coisa que mestiço, não necessariamente seria um negro de pele clara.
Exemplo: filho de branco com amarelo (asiático) = pardo.
Eu diferencio pardo de negro, porque não dá para excluir os traços brancos da pessoa. Negro tem características negroides predominantes com pele escura, branco com características europeias (amplo) predominantes com pele clara. Pardo tem ambas características, a pele podendo variar um pouco o tom, mas sempre uma mistura dos dois.
É lindo e puramente brasileiro. :)
Ahhh pronto, se tu não é negra e nem branca tu é o quê?
O pardo é fruto de uma miscigenação, se não me engano
Bota rolo nisso. Eu nem sei o que eu sou
Tenhonoai perdo e minha mãe era branca sou parda mas todos me chamam de preta por aqui