Se alguém já passou por isso relate quais consequências negativas isso trouxe para a sua construção de personalidade na vida adulta?

elas perguntam
5 10
eles respondem
30/01/2024 23h50
Sim, infelizmente.

Isso me trouxe muitos efeitos negativos, problemas de autoestima, insegurança e fobia social.

Além disso, você cria uma sensação de que tudo será fácil, chora fácil, e apanha da vida tudo o que não apanhou dos pais. Resumindo, você se torna uma pessoa fraca e complexada, e leva tempo até você aprender que a vida não é esse mamão.

Tipo, coisas que eram para você ter aprendido com 17, você só vai aprender com 25, resultando em um atraso no amadurecimento, é foda.
31/01/2024 13h35
Não. Comigo foi exatamente o contrário.
anônimo
31/01/2024 13h47
Tiveram
elas respondem
30/01/2024 23h56
Sim. Insegurança em excesso para resolver coisas simples, pensar demais, agir de menos, dúvidas da própria capacidade, "engessamento social".
Só consegui resolver quando enfrentei de vez e me colocar em situações desconfortáveis para poder crescer, e viver experiências novas e importantes. Até hoje venho enfrentando, e assim vamos.
31/01/2024 00h02
Tenho até hoje aos 20
31/01/2024 11h40
Sim, até hoje na vida adulta. Muito medo foi o que gerou em mim.
anônima
31/01/2024 11h44
Felizmente meus pais fora protetores mas com limites.
31/01/2024 13h42
Sim, rígidos e superprotetores, principalmente na minha adolescência. Acho que as maiores consequências foram manifestadas na dificuldade de me impor e confrontar quando algo me desagradava, enfim, dar minhas opiniões, autocobrança excessiva e sentimento de culpa por querer cortar esse "laço umbilical" e "bater minhas asas", que é o natural. Considero que hoje já melhorei um pouco, mas ainda estou ajustando muitas coisas. Não condeno e jamais condenei meus pais nem guardo mágoas sobre isso, fizeram o que julgavam ser o certo e o melhor pra mim, dentro da realidade que tínhamos.
anônima
31/01/2024 13h44
Primeiro quem nem pai eu tive, segundo que minha mãe era ocupada demais pra poder alimentar 3 filhos
Ou seja, não
31/01/2024 13h48
Eu tinha superproteção da minha avó que ser estendeu até meus 15 anos, tanto que eu achava isso muito injusto ela não deixava eu ir para qualquer lugar, muito menos namora, mas ela não teve essa super proteção com minha irmã que foi mãe aos 15 anos!!!
31/01/2024 15h04
Sim, tive. No meu caso, os meus pais eram rígidos e extremamente críticos, o que foi pouco a pouco minando qualquer chance de eu ter uma boa autoestima.
O resultado é um pouco de tudo que já falaram aqui: insegurança, fobia social, baixa autoestima, medo, etc. Quando virei adulta, me senti perdida. Levei um tempo pra me acostumar com o mundo real como ele é, sem proteção, sem proibições, sem ninguém ditando o que eu devo fazer, dizer e até mesmo vestir. Mas não vou mentir, às vezes a adolescente que mora em mim ainda celebra quando experimento algo pela primeira vez. Algo que eu deveria ter feito antes e não pude por causa da insegurança, do medo do julgamento.
O caminho do autoconhecimento tem sido muito importante pra eu me libertar desses traumas, mas ainda tô longe de dizer que superei tudo.
Um fato curioso é que eu ainda tenho dificuldade de estar em ambientes mais liberais, principalmente no trabalho. Eu me adapto muito melhor a ambientes rígidos, controlados e com hierarquia bem definida. Por mais que seja ruim, é algo que me soa muito familiar.
31/01/2024 16h56
ainda tenho, mesmo com quase 19 anos
31/01/2024 17h22
Eu tive, principalmente da minha mãe, ( se bem que do meu pai tmb)acho que acabei me tornando uma pessoa mimada, quero tudo sempre do meu jeito, detesto que me digam não, e não lido muito bem com quem discorda de mim, espero poder melhorar nestes aspectos algum dia.