Dúvida

eles perguntam
1 1
elas respondem
31/01/2024 19h16
Sim, Rússia e Bielorrússia
eles respondem
31/01/2024 23h27
Não, a União Europeia já aboliu faz tempo, mas segundo o Google, a Bielorrússia ainda aplica, embora tenha sido pressionada pela UE a parar com isso.

Dos países mais ricos e/ou democráticos, os que mais aplicam ainda são, Singapura, EUA, Japão e China.

A pena de morte é bastante controversa, há quem defenda por argumentar que existem crimes imperdoáveis como assassinatos, no qual o criminoso merece esse tipo de pena, até como uma forma de intimidar os demais criminosos. E há aqueles que são contra por argumentar que isso não tem efeito de intimidação sobre os criminosos, além de que o sistema jurídico pode cometer falhas e condenar à morte uma pessoa inocente.

No entanto, vale salientar que o Japão foi considerado por várias vezes o país mais seguro do mundo, e ainda utiliza o enforcamento para certos tipos de crimes mais graves, como homicídio qualificado. Dizer que a pena de morte não tem nem 10% de influência nesse índice eu acho equivocado, mas... Enfim.

Eu adoraria que a justiça fosse mais rígida no Brasil e tenho certeza que a criminalidade iria reduzir se assim fosse, aqui os criminosos riem da cara da justiça, todo mundo sabe que o crime no Brasil compensa, o que acaba estimulando as pessoas a cometerem crimes. Se o custo do crime é baixo, o custo benefício vale a pena se você precisa de dinheiro.