Não é sobre acreditar ou não. É sobre todo um contexto histórico.

Dia 02 de fevereiro é dia dela, por isso estou fazendo essa pergunta.

Dissertem.

elas perguntam
14 10
eles respondem
02/02/2024 13h51
Não faço ideia de quem seja.
anônimo
02/02/2024 14h10
Espíritos evoluídos e que estão há muito tempo sem encarnar já perderam seus traços específicos de uma etnia humana, ela pode ser retratada até como oriental que tá ok
02/02/2024 14h29
Não me parece relevante.
anônimo
02/02/2024 13h48
Sim.
02/02/2024 14h37
As vezes as pessoas distorcem as coisas e fazem da aparência que lhe convém melhor, tipo Jesus, ninguém dessa geração sabe como o filho de Deus era, mas retratam ele como um europeu do cabelo bom e olhos azuis, mas a Bíblia deixa bem clara que a olhos humanos ele não tinha essa aparência retratada
02/02/2024 14h09
estritamente ofensivo, mais uma representação de como o negro é invisibilizado nesse pais de merda
02/02/2024 14h00
Eu não entendo muito de religiões,mas eu acho que não.
Sendo parte da nossa cultura,acho que ela deveria ser negra sim,talvez
04/02/2024 13h21
Se até o mulato Machado de Assis foi retratado como branco, é normal os racistas brasileiros fazerem isso.
Kdz
02/02/2024 13h51
Se o pessoal já arrumou confusão com a diversidade na Disney, imagina só a briga que rola aplicando diversidade em religião. Vou só preparar a pipoca e assistir o quebra pau.
anônimo
02/02/2024 14h20
Mas Zélio de Morais( suposto fundador da umbanda) dês do começo se apropriou de toda carga religioso; espiritual e cultural que os cultos populares afro-amerindios carregavam e fez uma síntese dessas tradições e trouxe a elas elementos kardecistas e católicos e deu o nome de umbanda; a própria imagem de lemanjá é imprópria já que na sua gênese como orixá de cultos tradicionais afro-brasileiros o seu culto assim como o culto de todos os outros orixás não está incluído o uso de imagens na liturgia as imagens são influência católica na umbanda de Zélio, então não é de se assustar o ícone de Lemanjá seja representado por uma mulher branca já que a iconografia na umbanda é influencia católica; enfim não sei responder se é correto ou errado acho uma questão complexa que envolve a natureza do culto na umbanda.
02/02/2024 16h01
Até iemanjá é europeia
Porque voces não reconhecem logo que a cultura europeia ocidental é a melhor do mundo, ou vão ficar nessa de serem lixos humanos defendendo multiculturalismo até o resto da vida?
02/02/2024 15h12
pode tratar como quiser
é tudo mito
02/02/2024 14h10
Sei nem quem é
02/02/2024 15h13
não é minha religião, e se quem pertence a ela não fala nada, então não acho que deva ser errado
elas respondem
anônima
02/02/2024 14h02
Umbanda tem muita influência católica. Católicos tem uma imagem eurocêntrica de todos os seus santos.
anônima
02/02/2024 13h48
Ela teria q ser uma transexual negra?
04/02/2024 13h50
Correto não é, mas foi um meio de conseguir "sobreviver" até hoje.
Não existem enganos ou erros, aconteceu assim e hoje o movimento já tem trazido Iemanjá negra
Acredito na força, energia, onda... Pouco importa se é banca ou negra.
04/02/2024 13h44
Não acho que seja correto.
02/02/2024 18h11
2 de fevereiro, dia da rainha, que pra uns é branca, pra nós é pretinha ♫
02/02/2024 14h25
Sincretismo religioso.
anônima
02/02/2024 13h49
Existe uma discussão sobre a branquitude de orixás. Isso acontece por causa dos grandes centros urbanos e o avanço da umbanda em outras regiões do Brasil.
Eu não acho correto.
anônima
02/02/2024 14h22
Aqui no meio do rio tem uma estatua dela é verde com os cabelo loro parecendo a cuca
anônima
02/02/2024 14h20
Na África atual mal sabem quem é Iemanjá, mas se ela veio de lá na época dos escravizados faria mais sentido retratá-la como eles a viam
anônima
02/02/2024 16h06
Não ligo.