Seguinte, fui chamada pra fazer um teste numa empresa. Perguntei pra moça do RH qual seria a duração e a mulher falou que era o dia todo e que depois me avaliaria pra uma possível contratação. Mas eu já passei por uma experiência assim uma vez, trabalhei e acabei não sendo contratada. Da empresa não ter me chamado, ok. Isso acontece, e eram várias pessoas disputando a vaga. Mas achei desaforo ter perdido o dia, gastado passagem de ônibus, ficado o dia todo sem comer e ainda ter trabalhado de graça pra empresa.
Enfim, minha dúvida é: esse dia de teste não teria que ser remunerado? Eu não tenho vínculo nenhum com a empresa mas vou passar o todo trabalhando pra ela. E se me acontece algo durante o serviço? Depois, se eu não sou contratada, eles é que ganham um dia de mão de obra minha.
Alguém já passou por isso? É correto pela lei?

Ps: estou precisando do trabalho, mas já fui muito humilhada por esses RH da vida nesse meu tempo procurando trabalho. Algumas coisas eu já não tenho mais saco pra aguentar.

elas perguntam
8 7
eles respondem
05/02/2024 11h57
Deve ser remunerado sim, desde o início. Não, está contrário à Lei. Procure o sindicato da categoria na cidade dessa empresa, que eles vão se mexer e pagar tudo.
05/02/2024 13h23
Empresa que faz isso não é empresa séria.
Eu por exemplo ofereço a remuneração para os dias de testes quando vou contratar.
Se eu fosse você não ia, tá cheirando a picaretagem de empresa que quer trabalho de graça.
05/02/2024 13h53
Isso que a empresa está fazendo é ilegal. Mesmo que seja um teste de um dia, você tem que ser paga.
Se vc for é uma tonta.
Eu nem iria pq já sei que uma empresa que age dessa forma deve ter um monte de coisas erradas em relação a CLT.
05/02/2024 11h55
como é bom o capitalismo
anônimo
05/02/2024 12h05
Menina, é mt simples! Se vc acha que é errado, então n vai! Alguém ta colocando uma arma na sua cabeça pra ir? Pelo q vc disse, antes msm de ir vc já está sabendo, NÃO VAI SER REMUNERADO, então QUAL A DÚVIDA, AFINAL? Vc ta QUERENDO o emprego e ainda quer ditar as ordens? Caralho, é cada uma q eu vou te contar, viu??? MENINA, ABRE O OLHO! O SEU DIA DE TRABALHO N VAI PORRA NENHUMA! Vc ta desempregada e ainda ta achando que TA FAZENDO MUITO EM TENTAR TER UM EMPREGO "pq n é garantido eu ser chamada" ENTÃO NÃO VAI, COMO PODE SER TÃO DIFÍCIL???

EU JURO Q NÃO ENTENDO, VC JÁ SABE DOS TERMOS, N É OBRIGADA A ACEITAR, MAS MSM ASSIM FICA CHORANDO PQ QUERIA QUE FOSSE COMO VC QUER? TA MT MIMADINHA PRA QM TA PRECISANDO, VIU?!
anônimo
05/02/2024 13h34
O emprego é de que? Se for subemprego não vale o esforço.
05/02/2024 15h02
Já aconteceu comigo há muito tempo atrás.

Fui chamado numa fábrica, daí aconteceu igualzinho contigo, trabalhei e tal como "teste".

No caso, eles gostaram de mim, mas eu não gostei do serviço, disseram que iam me pagar, mas nunca aconteceu, fui complemente enganado, foi bem triste.

Não fui atrás porque não tava precisando, eu tinha muito dinheiro no bolso, mas se eu estivesse necessitado, eu ia querer meu dinheiro.
anônimo
05/02/2024 15h04
Eu já passei 4 horas por um teste, não recebi nada e não fui contratado
elas respondem
05/02/2024 11h58
isso ai é um dia de trabalho análogo a escravidão, ficam pegando otários pra trabalharem pra eles de graça e pelo desespero do dia a dia acabam aceitando
05/02/2024 12h29
Pela lei, não pode fazer isso. Masss é complicado, você ta precisando do emprego e eles tem o emprego. Encare isso como algo bom, já que você não vai ter vínculo nenhum, pode pular fora se não gostar.
anônima
05/02/2024 12h02
Capitalismo na sua forma mais pura kkkkkk só de raiva eu não ia mas se vc precisa então vá
05/02/2024 12h25
Ta ai uma coisa que não sei
05/02/2024 13h20
Não, eles têm que te remunerar, sim! Mas como não farão isso, eu nem perderia meu tempo.
anônima
05/02/2024 13h21
Errado
anônima
05/02/2024 15h04
É crime fazer a pessoa trabalhar no teste sem pagar. Já dá pra ver que nessa empresa só tem bagunça e gente sem vergonha. Tenta fazer algum curso gratuito no senai pra conseguir um emprego.