Para você, o que faria total diferença na vida deles, para que agissem com mais responsabilidade e maturidade, mesmo sendo tão jovens?

elas perguntam
11 3
eles respondem
anônimo
20/02/2024 10h53
Um emprego.
20/02/2024 11h04
Emprego. Inclusive a Vivo abriu processo seletivo para a contratação de jovens. Vou encaminhar o link, caso conhecer alguém.

https://99jobs.com/vivo/jobs/360123
anônimo
20/02/2024 10h54
uma educação mais ríspida, tanto da escola quanto dos pai. Mas é quase inevitável o adolescente vai sempre fazer merda mesmo que pequena, o ponto é ser punido proporcionalmente.
20/02/2024 11h00
Trabalho, ganhar dinheiro por algum benefício entregue a outra pessoa. Pagar o máximo possível das próprias contas.
Quanto mais cedo o jovem começa a trabalhar, mais responsável tenderá a ser.
20/02/2024 10h55
É fulcral uma excelente base educacional, com o acesso a esportes e instrumentos musicais; incentivos à arte; acesso gratuito a psicólogos e psiquiatras.
Além de trabalhos remunerados... são coisas básicas que o Estado deveria fomentar a todos, haja vista que são direitos garantidos na Carta Magna brasileira.
20/02/2024 11h44
Dificilmente alguém dessa idade vai ter responsa e maturidade
Mas itens básicos que ajudam muito no mínimo são pais presentes (os 2) e limites
20/02/2024 12h41
Trabalho, organização coletiva e caridade. Trabalho para ter disciplina e valorizar o seu suado dinheirinho.

Organização coletiva para ver os problemas do bairro, escola etc e aprender a reivindicar. Pior coisa é apatia, jovem cara de bunda, sentimento de tanto faz, não tem solução, ain boxtil, queria viver em Maxaxuxetix ú.ù. É preciso botar pra cima, mesmo que não dê em nada, mesmo que a vitória seja mínima.

Caridade porque alimenta a alma. Ninguém vive sozinho, apenas sobrevive. A vida fica mais fácil quando nos ajudamos. E também te faz deixar coisas pequenas pra trás. Ver alguém com fome te faz valorizar a comida de casa. Ver alguém agradecendo roupas velhas te faz achar seu armário grande demais. Seja pela igreja, ong, associação do bairro, escola, facul, trabalho, seu grupo de amigos, faça algo bacana pelos outros.

Aqui numa escola da minha cidade, os funcionários terceirizados estavam há meses sem receber. Os alunos fizeram rifa, feirão pra lavar carros, café da manhã, bazar e juntaram uma boa grana pra ajudar. Saiu no jornal, emocionante demais o choro de gratidão do pessoal. A gente normaliza certas coisas. Uma aluna de uns 14 falou na entrevista "eu adoro a dona Fátima, desde criança estudo aqui, e ela um dia falou que tava difícil. Perguntei por que e não acreditei. Como assim, como alguém trabalha sem receber? E as contas dela? E a comida? Aí fizemos isso pra tentar ajudar!". Aqueceu meu coraçãozinho.

E o prefeito fdp ainda quis sair na foto. Levou um troféuzinho pra escola, pagar que é bom nada hahaha.

Ah, e ajudar a cuidar da casa. Faxina, lavar louça etc. Quando eu era criança, odiava ter que varrer e passar pano, reclamava que minha mãe tinha muitas plantas e eu que ficava trocando os vasos, tirando do sol etc. Ela disse "filho, se seu pai e eu morrermos essa casa será sua, tudo aqui vai ser seu, essas plantas serão suas, o carro será seu, você vai ter que cuidar deles por mim". Levei pra vida.
20/02/2024 12h54
Não sei,é complicado.
Talvez com exemplos
20/02/2024 12h56
Tem que levar pau
anônimo
20/02/2024 13h31
Passar por uma dificuldade fudida, tipo passar fome ou ficar sem onde morar
elas respondem
anônima
20/02/2024 11h03
Guarde dinheiro - não gaste atoa
Cigarro, bebidas e drogas? Parece descolado mas não é não passe longe
Estude, estude o máximo que vc puder, estude tudo pra q2uando chegar nos 18 ou até 20 vc saber o que quer e entrar de cabeça
20/02/2024 11h30
eu acho que não tem como realmente fazer um adolescente de 14/15 ser realmente maduro, o mais próximo que eu já vi de pessoas maduras perto dessa idade é ser super sério ou fingir algo que não é verdadeiramente
por mais que vá trabalhar, tenha obrigações a fazer além de um adolescente normal, vai continuar tendo 14/15 anos e no fundo ainda vai se portar como uma em diversos assuntos na qual ela não domina ou nunca foi apresentado a ela ainda, só o tempo que traz uma certa maturidade pra gente, quem realmente sai sozinho, tem que resolver coisas sozinho
pq claro, ainda tem mto marmanjo q n sabe fazer nem o básico sozinho, pq sempre quando precisa resolver algo fica pedindo ajuda de terceiros
20/02/2024 12h52
- Conseguir um trabalho;
- Ajudar os pais em casa;
- Estudar nos momentos livres (Vestibular, concurso, novo idioma, ou matérias da escola);
- Ter algum hobbie produtivo (Esportes, pintura, piano, corrida, dança);
- Fazer trabalho voluntário (Ajudaria a ter mais empatia, desenvolver habilidades sociais, e etc...);