Quando cursar faculdade for sinônimo de inteligência alguém me avisa. Inteligência pra mim é presente em diversos aspectos da vida, não só em instrução.
Bom, pra mim ela deve ao menos ter maturidade. Na educação, não ser uma pessoa acomodada e ignorante já basta.
O projeto da minha mulher deve ser primeiro formar família, ensino superior ficou para homens. Se ela tiver vocação, depois que formar a família pode ir se realizar.
Uma vez uma mulher que eu estava saindo me deu um fora dizendo que não queria ser humilhada por falta de conhecimento todos os dias. Fiquei triste, não queria ser visto assim.
Pra mim importa MUITO. Mas primeiro vamos desmistificar a ideia da faculdade. Pessoas vão à faculdade para aprender uma profissão e não para se tornarem mais inteligentes. Obviamente que se seu objetivo for se tornar um pesquisador renomado e futuramente ganhar um prêmio Nobel, aí a vida acadêmica vai contribuir muito pra isso. De resto, há muita gente que faz faculdade e tem pouco repertório. Só sabe estudar aquilo que lhe é exigido e isso, pra mim, não é ter repertório.
A pessoa pode ter vindo do lixão, não cursado faculdade e ainda ter se esforçado pra ter um bom repertório.
Enfim, pra mim precisa sim ser compatível. Até porque se não for compatível, vai ter muita divergência entre as ideias, valores, objetivos, etc.